Equipes da Defesa Civil de municípios da região se reuniram na manhã de ontem, 11, para um simulado de mesa. O objetivo da atividade foi planejar soluções e aprimorar o sistema de prevenção em situações de cheia, por meio de informação e comunicação.
O simulado foi ministrado pelo coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner, e contou com a participação de representantes dos municípios da macrorregião que também são atingidos pelas cheias do Rio Taquari.
A ideia do simulado é avaliar e melhorar a capacidade de resposta de cada defesa civil, como uma atividade de prevenção.
“Trabalhamos aqui em um ambiente em que não temos internet, monitoramento eletrônico. Viramos muito dependentes disso, das tecnologias. Se acontece uma falha, parece que há um bloqueio na nossa atuação”, diz Renner.
No simulado, os municípios tiveram que responder a questionamentos sobre como agiriam em determinadas situações, de modo a verificar seu nível de preparo para a ação e ver o que precisa ser melhorado para o enfrentamento do problema quando houver necessidade em situação real.
Participaram do simulado as defesas civis dos municípios de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Taquari, Roca Sales, Muçum, Guaporé, Marques de Souza, Colinas e Lajeado. Representantes de bombeiros militares e voluntários, além da Defesa Civil estadual também estiveram presentes.