Fepam viabiliza licenciamento ambiental de hidrelétrica da Certel

geração de energia

Fepam viabiliza licenciamento ambiental de hidrelétrica da Certel

Audiência Pública tratou do projeto da cooperativa no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo

Fepam viabiliza licenciamento ambiental de hidrelétrica da Certel
Audiência ocorreu em formato híbrido com cerca de 80 participantes. (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

A Audiência Pública para viabilização do Licenciamento Ambiental da Hidrelétrica Vale do Leite ocorreu nessa quinta-feira (11). A estrutura será construída pela Certel no Rio Forqueta, entre os municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo. De forma híbrida, o evento contou com cerca de 80 participantes, que estiveram presentes no CTG Tropilhas da Serra, em Pouso Novo ou conectadas via internet.

Na oportunidade, houve uma apresentação sobre a importância do empreendimento hidrelétrico, cuja potência instalada será de 6.400 killowats, com investimento de aproximadamente R$ 60 milhões, gerando energia elétrica para 20 mil pessoas. Também foi realizada uma explanação sobre as características do ecossistema onde a hidrelétrica será construída, com ênfase à responsabilidade socioambiental desenvolvida pela Certel.

Confiança

O presidente da cooperativa, Erineo José Hennemann, salienta a contribuição que a Hidrelétrica Vale do Leite dará para a garantia de uma infraestrutura energética confiável para a região, favorecendo também o abastecimento do Estado e do País. “Além de energia de qualidade para atender às demandas da nossa produtiva região, a hidrelétrica irá contribuir com geração de emprego, renda e arrecadação de impostos, beneficiando o município de Pouso Novo, o Estado e o País”, afirma. “E a intercooperação presente no financiamento da obra, juntamente com quatro cooperativas do Sistema Sicredi, comprova o quão fundamental é o sistema cooperativista, permitindo que todos os resultados sejam reinvestidos na própria região”, assinala, observando que a construção deve iniciar entre fevereiro e março próximos, com o devido licenciamento da Fepam.

Cultura e história

Segundo o diretor de geração e comercialização de energia da Certel, Julio Cesar Salecker, a construção desta nova hidrelétrica seguirá os rigorosos critérios que sempre são considerados pela cooperativa, a exemplo do que já ocorreu com as hidrelétricas Salto Forqueta, Boa Vista, Rastro de Auto e Cazuza Ferreira. “E, além de se tornar uma importante fonte energética para o desenvolvimento local e regional, certamente o turismo será alavancado, reverenciando aspectos culturais e históricos”, relata.

Turismo

Para o prefeito de Pouso Novo, Moacir Severgnini, o empreendimento vai beneficiar amplamente o município e a região. Ele elogiou o estudo realizado pela Geocenter, prospectando o baixo impacto ambiental da obra. “Nos sentimos privilegiados, pois, além de gerar energia elétrica, um insumo que está cada vez mais presente em nossas vidas, também favorecerá o desenvolvimento turístico. Afinal, temos um município cercado pelos rios Forqueta e Fão, além de belezas naturais, cachoeiras e a famosa gruta Nossa Senhora de Lourdes. A Hidrelétrica Vale do Leite alavancará nosso crescimento, tornando Pouso Novo ainda mais conhecida”, enfatiza.

Empreendedorismo

Quem compactua com esta visão é o prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer, que comemora antecipadamente o fato de que seu município também será contemplado no futuro com uma hidrelétrica da Certel. “É com alegria que acompanhamos os preparativos da cooperativa para a implantação desta nova usina. Ela vai produzir muita energia para os associados, dando também condições para que novos empreendedores invistam em nossa região”, acentua.

Acompanhe
nossas
redes sociais