O Vale do Taquari definiu em assembleia na manhã desta quarta-feira (10), os três projetos que vão compor a cédula de votação da consulta popular deste ano na região.
Um dos projetos já estava definido, por ter sido o mais votado na primeira fase da consulta via aplicativo Colab. Com participação popular, a iniciativa “Cicloturismo no Vale do Taquari” foi a eleita. Nesta manhã, representantes de prefeituras, conselhos e entidades da sociedade civil dos municípios de abrangência do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), definiram as outras duas propostas: “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água” e “Recursos Hídricos e Uso múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)”.
Das três propostas, apenas a mais votada será contemplada. O projeto mais votado no Vale do Taquari receberá cerca de R$ 942,8 mil.
O presidente do Codevat, Luciano Moresco, destaca a importância da mobilização da comunidade regional para a fase de votação da Consulta. “Hoje formamos nossa cédula de votação e, agora, precisamos da participação regional. Convocamos a comunidade e as entidades para que votem em um dos projetos para que novamente possamos destacar o Vale como um dos Coredes que mais se envolve na Consulta Popular”, afirma.
Cíntia Agostini, vice-presidente do Codevat, também fala do papel da comunidade na fase de votação. “Essa é uma das únicas oportunidades, além das eleições, no qual a sociedade pode com o seu voto decidir o que fazer com recursos do Estado. E cabe a nós estimular essa participação”, diz.
Votação
A votação da Consulta Popular 2021 ocorre entre os dias 22 e 30 de novembro. Qualquer cidadão maior de 16 anos poderá votar em um dos três projetos da região. A votação ocorre de forma digital por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular. Os resultados finais serão divulgados em 2 de dezembro.
Mais sobre os projetos
O projeto do cicloturismo foi o mais curtido na primeira fase da Consulta Popular realizada por meio do aplicativo Colab. A iniciativa recebeu 62 curtidas e será de amplitude regional.
Já os dois definidos em Assembleia, das áreas da agricultura e meio ambiente, caso sejam o mais votado, terão uma amplitude menor devido ao valor que será disponibilizado no orçamento do próximo ano para a região. Caso sejam um dos escolhidos, serão trabalhados e contemplarão os municípios mais engajados. O valor será dividido entre os dez municípios que tiverem o maior número de votantes na iniciativa. O município também precisa alcançar a participação de, no mínimo, 2% dos seus eleitores. Se ficar abaixo, o valor será dividido por um número menor de municípios.
Confira a entrevista completa: