Quase todos os alunos de escolas de Educação Básica retornaram nesta segunda-feira (8) às aulas presenciais. Decreto publicado em 30 de outubro tornou obrigatória a volta a presencialidade.
A retomada é possível em razão do alto índice de vacinação da comunidade escolar. No Vale do Taquari, 92% dos professores foram imunizados. Dos alunos entre 12 anos e 16 anos, 68% já receberam a vacina.
A adesão ao primeiro dia letivo obrigatório ainda não foi contabilizada. De acordo com a coordenadora regional de Educação, Cassia Benini, os números no Ensino Fundamental já eram satisfatórios, mas a situação do Ensino Médio é irregular entre as escolas.
“As escolas de Ensino Fundamental já estavam com um percentual bastante grande. O mais preocupante sempre é o Ensino Médio. Eles vinham mediante a opção dos pais. Em algumas escolas, estávamos com um percentual baixo de alunos”.
Até a semana passada, o retorno às atividades presenciais correspondia a 65% dos estudantes de Ensino Médio da região. Já no fundamental, o número chegou a 90% dos alunos.
Mudança no revezamento
Com falta de espaço físico para atender aos protocolos sanitários, 12 escolas da região precisam revezar o número de alunos que voltam ao ensino totalmente presencial. Nesses colégios, parte da turma assiste a aula na escola, enquanto os outros alunos fazem atividades em casa.
Nesses casos, a secretaria estadual de Educação determinou uma mudança no sistema de revezamento. Antes, os alunos intercalavam de forma semanal as aulas presenciais e remotas. Agora, a troca de turmas é diária.
A mudança do sistema exige uma reorganização de grupos familiares diversos, uma vez que o problema se repete em diferentes cenários. “Tem turmas de Ensino Médio, tem de Ensino Fundamental. Tem escola com apenas uma turma em revezamento, e todas as outras funcionando normalmente”, relata Cassia.
80% retorna a maior escola do Vale
Colégio Castelo Branco, no centro de Lajeado, é a escola estadual que atende o maior número de estudantes na região. A equipe diretiva estima que 80% dos estudantes voltaram às aulas presenciais no primeiro dia de obrigatoriedade.
A maioria dos alunos que não foram à aula são do 3º ano do Ensino Médio. Para o diretor Marcos Dalcin, grande parte dos estudantes que não retornaram conciliam o estudo com trabalho.