Pouco depois de completar dois anos de atividades, o Pacto Lajeado pela Paz está na 100ª operação integrada. A ronda ocorre na noite desta sexta-feira (5) e conta com equipes da Brigada Militar (BM), Polícia Civil, fiscais de Trânsito e da administração municipal.
As ações ocorrem em pontos e horários estratégicos mapeados pelo Gabinete de Gestão Integrada e costumam durar até de madrugada nos pontos de maior concentração, principalmente nos finais de semana. Desde 27 de junho 2019, tornou-se comum ver nas noites da cidade um comboio de viaturas, formado por profissionais da BM, PC e prefeitura, muitas vezes com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Corpo de Bombeiros.
O denominado “Comboio da Paz” orienta e fiscaliza estabelecimentos, realiza revistas em busca de armas e foragidos e fiscaliza embriaguez ao volante, entre outras ações. A iniciativa faz parte do eixo de aplicação da lei do Pacto e é inspirada na Teoria das Janelas Quebradas que recomenda que se atue para prevenir os pequenos delitos, como uma forma de impedir crimes mais graves e melhorar a sensação de segurança na cidade.