Você sabe o que é preciso para ser currículo bilíngue?

Produzido por Estúdio A

Você sabe o que é preciso para ser currículo bilíngue?

Colégio Gustavo Adolfo traz essa realidade em 2022, com um currículo estruturado e pensado na sua comunidade e na região

Apresentado por

Seguindo a tradição de excelência em educação, sem perder o foco na inovação e no protagonismo dos estudantes, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, oferecerá a partir do ano que vem o Projeto Bilíngue do GA. Você sabe o que é preciso para ser currículo bilíngue? O GA traz essa realidade em 2022, com um currículo estrutura e pensado para sua comunidade e região. O projeto vai abranger o Nível III da Educação Infantil (5 anos) e o 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos).

Escola bilíngue, no sentido amplo da palavra, define-se por uma instituição de ensino que divide a grade curricular entre dois idiomas. Ou seja, além da língua materna, no caso o Português, o aprendizado do conteúdo é complementado com um idioma adicional. A maioria das escolas bilíngues do Brasil oferece o ensino da Língua Inglesa como parte de sua carga horária. Nesse caso, algumas matérias são lecionadas em Inglês e outras em Português.

Porém, o projeto do GA vai muito além disso e se destaca como um dos mais inovadores do país. Conforme o diretor Edson Wiethölter, o modelo do colégio será com dupla docência simultânea, focada na escuta (Listening) e fala (Speaking). “Queremos levar o estudante ao domínio nesses dois quesitos até o 4º ano. E a partir desse nível intensificar a gramática para busca da leitura (Reading) e escrita (Writing). Buscamos essa implementação pelo contexto mundial e importância da Língua Inglesa. O Vale do Taquari merece uma proposta de Ensino Bilíngue.”

Protagonismo

Ele acrescenta que na região ainda não existe nenhuma proposta bilíngue, apenas ações pedagógicas pré-estruturadas com carga horária que não atende a Lei do Bilinguismo. “Por isso, tivemos que buscar modelos fora daqui e até fora do estado. A legislação brasileira exige seis horas de línguas semanais e para 2022 passará para oito. Temos certeza que a imersão em duas línguas, concomitantemente, trará resultados muito mais concretos do que os modelos adotados hoje nas principais escolas no Estado”, projeta o diretor.

Wiethölter reforça que o Projeto Bilíngue do GA conta com um currículo estruturado e pensado para a região. “Levaremos o estudante não apenas para a fluência e sim para a proficiência. Estamos sendo protagonistas e sabemos de nossa posição idealizadora para um novo contexto que vai se refletir em outras instituições de ensino, e para tal estamos abertos.”

Na prática

O professor de Língua Inglesa, Jairo Goetz, explica que na modalidade bilíngue os estudantes terão a mesma grade curricular – Ciências Naturais e Ciências Humanas, Matemática, Português, Religião (Ética) e Artes, mas com dois docentes que repassarão simultaneamente os conteúdos, nas línguas Portuguesa e Inglesa. “O que é preciso deixar claro é que não será a tradução do conteúdo. O aluno aprenderá em uma língua e vai evoluir esse conhecimento em outro idioma. Um vai introduzir o assunto e o outro vai evoluir o assunto. Trabalhar introdução e evolução, e não introdução e tradução. Haverá uma imersão em tempo real da língua.”

Uma novidade será a impantação de momentos Monolingues, ou seja, no início da semana os professores curriculares das três turmas de 1º ano vão se concentrar em uma turma e os de inglês em outra, e vão fazer reforços. “Isso é um sonho de todas as escolas da região, inclusive de São Paulo, onde conhecemos alguns modelos de ensino bilíngue, e que o GA vai oficializar. Vamos garantir que o turno que o estudante estiver na escola terá contato com os dois professores, que serão protagonistas naquele período”, salienta Goetz. O educador enfatiza as expectativas quanto à aprendizagem. Os pequenos captam as informações com muita facilidade. E posso afirmar isso com propriedade. A cada nova descoberta eles se realizam e é uma felicidade vê-los evoluindo. A nossa meta é que o estudante do GA, na sua trajetória de Ensino Fundamental, seja proficiente, ou seja, que saiba ouvir, falar, ler e escrever.”

Famílias

A aceitação das famílias em relação ao projeto é comemorada pela instituição. Segundo a coordenadora da Área de Linguagens, Deliene Kotz, as famílias vêm demosntrando isso por meio das matrículas. “Nossas expectativas vêm sendo superadas também na procura de estudantes externos para esse projeto inovador.” Ela ressalta que os pais ou responsáveis podem optar por turmas bilíngues ou não. “Porém, as rematrículas e matrículas vêm mostrando que a grande maioria vem se qualificando no currículo novo. E para 2022, a instituição estará deslumbrando e apresentando para sua comunidade escolar o viés bilíngue para todos seus níveis de ensino”, salienta Deliene.

O que o bilinguismo vai agregar aos estudantes?

– Ganhos linguísticos na proficiência da Língua Inglesa;
– Vivências de outras culturas;
-Desenvolvimento de habilidades socioemocionais;
– Flexibilidade mental.

Matrículas abertas

A Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo,localizada no campus Univates, está com as matrículoas  2022 abertas! Os interessados em conhecer a estrutura e o plano de ensino podem agendar uma conversa com a direção ou coordenação pedagógica na secretaria do colégio, no Bairro São Cristóvão, pelos telefones 3714-3214 ou 99597-5596 (WhatsApp).