“Minha vontade de buscar vivências e culturas novas só aumentou”

ABRE ASPAS

“Minha vontade de buscar vivências e culturas novas só aumentou”

Formada em Direito pela Univates, Sofia Elidia Dresch, 27 anos, é natural de Estrela. Em setembro, ela decidiu deixar Lajeado, onde morava, e se mudar para a cidade de Rockville, em Maryland, para participar do programa Au Pair in América. Agora ela mora com uma família americana, convivendo com a cultura e a língua inglesa diariamente

Por

“Minha vontade de buscar vivências e culturas novas só aumentou”
(Foto: Arquivo Pessoal)
Vale do Taquari

Quando e por que decidiu ir para os Estados Unidos?

Desde a infância, eu já era do mundo! Era convidada para viajar com os tios, primos e sempre estava pronta. Já na universidade, participei de projetos voluntários e viagens que me levaram para diversos cantos do Brasil e isso me deixou ainda mais encantada. Vir para os Estados Unidos se tornou uma grande possibilidade, após meu intercâmbio de estudos. Depois dessa primeira experiência fora do país, eu mudei completamente a minha visão de mundo. Passei a acreditar que quando saímos da nossa zona de conforto, nos deparamos com outras realidades. Percebemos que existe muita vida, história, lutas e costumes diferentes do que estamos acostumados. O mundo vai além disso. Minha vontade de buscar mais vivências, culturas e conhecimento só aumentou. O intercâmbio, seja ele de estudos, turismo ou trabalho, é uma experiência surreal.

O que foi fazer nos Estados Unidos?

Vim para cá com o propósito de trabalhar e estudar através do programa “Au Pair in América”. Moro com uma família americana, convivendo com a cultura e a língua inglesa diariamente. Meu propósito aqui, é buscar a fluência no inglês, trabalhar bastante para guardar dinheiro, viajar, e complementar meus estudos já iniciados no Brasil. Além disso, estou aberta a novas possibilidades que ainda possam surgir.

A cultura é muito diferente do Brasil? O que mais te chamou atenção?

Está sendo uma experiência maravilhosa. Houve alguns desafios durante o processo de “pré embarque” em função da pandemia. Tive que ir para a Colômbia tentar o Visto, e isso não estava nos meus planos. Quando cheguei aqui, me senti muito acolhida. Cheguei há um mês e sinto que já criei laços. A família com quem eu vivo, é incrível. Cada dia aqui é um aprendizado diferente. Essa troca de culturas é sensacional. Existem muitas diferenças, entre elas a comida, as expressões, as regras de trânsito, as regras de consumo, tecnologia, segurança e saúde. Tudo me chama atenção, as diferenças são gritantes. É tudo uma questão de adaptação.

Pretende fixar residência e exercer sua profissão nos Estados Unidos?

Ficar aqui é uma das minhas possibilidades, mas nada certo no momento. Estou aberta para o novo, para aquilo que venha acrescentar na minha vida. Não me falta vontade de estudar e trabalhar. O tempo de duração do meu intercâmbio é de um a dois anos, conforme minha preferência. Depois desse período, posso escolher voltar para o Brasil ou mudar o meu visto e seguir por aqui, para realizar um mestrado ou até uma nova graduação.

Acompanhe
nossas
redes sociais