Ação conscientiza sobre câncer de mama

OUTUBRO ROSA

Ação conscientiza sobre câncer de mama

Além de testes rápidos, mulheres participam de roda de conversa com orientação de prevenção e cuidados com a saúde

Por

Ação conscientiza sobre câncer de mama
Evento alusivo ao Outubro Rosa será na praça Dorival Scipioni (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A prevenção sempre é a melhor solução”. Com esses dizeres a enfermeira Bruna Baldissera convida todas as mulheres de Arvorezinha, para participarem da ação em alusão ao Outubro Rosa que ocorre na quinta-feira, dia 21, a partir das 13h.

A praça Dorival Scipioni, em frente a Igreja Matriz, será o ponto de encontro. Na oportunidade, a secretaria de Saúde vai disponibilizar testes rápidos das hepatites B e C, sífilis e testes de HIV, coleta de citopatológico de colo de útero, auriculoterapia e agendamento de mamografias.

“Estamos oferecendo as ferramentas necessárias para que as mulheres façam a prevenção ao câncer de mama e busquem o tratamento de forma precoce”, destaca. A enfermeira enfatiza ainda, que quando a doença é diagnosticada logo, o tratamento se torna menos agressivo. Por isso a importância das mulheres se atentarem aos cuidados com a saúde.

Durante a tarde, as mulheres poderão participar de aula de alongamento e roda de conversa com orientações de prevenção e cuidados, com a ginecologista Juliana Bagi e com os profissionais das Unidades de Saúde.
“A praça possui um espaço amplo, dessa forma, pedimos que as mulheres tragam sua cadeira e seu chimarrão individual, para aproveitar a tarde que será dedicada a elas”, reforça a enfermeira. Em caso de chuva o evento será cancelado.

Prevenção para salvar vidas

A campanha Outubro Rosa é conhecida mundialmente e tem como objetivo a conscientização quanto aos fatores de risco, proteção e das medidas de detecção precoce do câncer de mama. Atuando desde maio em Arvorezinha, a ginecologista Juliana Bagi, enfatiza a importância das ações promovidas durante o mês de outubro.

“Ainda é o principal meio de prevenção”

1- Essa ação é o momento das mulheres trocarem informações e olharem com atenção para a saúde?
Juliana – Com certeza, é um momento para tirar as dúvidas e ressaltar a importância dos exames de rotina que nos ajudam a fazer diagnósticos precoces de doenças graves, como câncer de mama e de colo do útero.

2- Qual a importância de realizar exames preventivos anualmente?
Juliana – Ter essa rotina estabelecida facilita o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, com maior chances de tratamento menos agressivo e com mais sucesso.

3- De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, os números de mamografia diminuíram. Isso é um fator de risco para as mulheres?
Juliana – Sim. A mamografia é o exame de rastreio para tal doença que consegue ver alterações iniciais na mama. Ela ainda é o principal meio de prevenção e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos.

Acompanhe
nossas
redes sociais