Espaço à democracia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Espaço à democracia

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O programa Frente e Verso inicia hoje uma série de entrevistas com coordenadores e representantes regionais dos principais partidos políticos. A intenção é instigar e divulgar as estratégias partidárias para o pleito de 2022, principalmente, e também debater sobre reconstruções das siglas, ideologias, e, até mesmo, as projeções para as eleições municipais de 2024. Jones Fiegenbaum, coordenador regional do PT, será o primeiro entrevistado. Amanhã será a vez de Celso Cervi, do MDB.

Os pais do Cristo Protetor

A obra do Cristo Protetor segue de vento em pompa no topo da cidade de Encantado. Mas, o empreendimento ainda resguarda mágoas entre protagonistas do passado e do presente. Ocorre que a proposta foi utilizada pelo falecido prefeito Adroaldo Conzatti nas eleições de 2016, e, à época, a coligação adversária, com apoio de consultores e apoiadores, depreciava a utilização de recursos públicos na construção da estátua.

Braun é pré-candidato

O PP de Estrela se reuniu ontem à noite no Estrela Palace Hotel para homologar a pré-candidatura de João Braun a deputado estadual. Vereador estrelense e empresário no ramo imobiliário, ele também costura um amplo apoio regional.

Edital para a ERS-130

O governo de Lajeado divulgou ontem o edital para obras de ampliação da ERS-130, junto ao famigerado trevo da BRF. O custo previsto é de R$ 12,6 milhões, com prazo de 10 meses para a conclusão. E a usina de massa asfáltica não pode ficar a mais de 80 km do local da obra.

Menos reeleições

O advogado Daniel Angelo Passaia já angariou 968 assinaturas de eleitores de Encantado. Ele propõe a criação de um projeto de lei que permite apenas uma reeleição aos vereadores da cidade. Ele precisava de 875 assinaturas. Nesta sexta-feira, ele vai protocolar a matéria no Legislativo.

7ª Multifeira é regional

A câmara de Arroio do Meio aprovou o projeto que autoriza o Executivo a participar da 7ª Estrela Multifeira/2021, que acontecerá no período de 29 a 31 de outubro, e 5 a 7 de novembro. Os arroio-meenses querem aproveitar o espaço do turismo e promover o roteiro “Entre Vales e Arroios”.

Internação vs Vacinação

Os dados ainda são incipientes. Muitas pessoas não estão 100% imunizadas e isso pode distorcer análises. Mas, as primeiras amostras são bastante otimistas. Um estudo realizado pelo Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, apontou que a cada dez pacientes internados com covid-19, nove não estavam vacinados.

Tiro Curto

  • Após o enrosco entre um assessor parlamentar e o diretor de uma empresa terceirizada, contratada pelo governo de Lajeado para transportar pedras ao novo belvedere do Rio Taquari, o vereador Carlos Ranzi (MDB) sugere a instalação de câmeras em obras públicas;
  • O PP regional vai escolher o novo coordenador no dia 11/11. Atual coordenadora, a ex-vereadora de Teutônia Mareli Vogel deve ser substituída por Edegar Cerbaro, ex-prefeito de Progresso e atual diretor da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS);
  • Gilson Conzatti (MDB), filho do saudoso ex-prefeito Adroaldo Conzatti, quer ser prefeito de Encantado. Hoje ele é vereador em Iraí e presidente da União dos Vereadores do Brasil;
  • A Câmara de Encantado aprovou por unanimidade o PL do Executivo que institui o Programa de Acompanhamento Genético e Sanitário de Rebanho Bovino e Suíno do Município;
  • O médico Ademir Pivatto receberá o Título de Cidadão Estrelense. A homenagem da Câmara de Estrela ocorre na próxima segunda-feira;
  • Segue o rodízio do MDB em Arroio do Meio. Na sessão passada, o suplente Marcelo Luís Mügge, que fez 189 votos, entrou no lugar de Maria Helena Matte, licenciada por 60 dias.

Acompanhe
nossas
redes sociais