Estudantes do GA aprovam  aulas na estrutura da Univates

Produzido por Estúdio A

Estudantes do GA aprovam aulas na estrutura da Univates

Turmas do 9º Ano ao Ensino Médio do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo destacam que ambiente da universidade permite novas experiências

Apresentado por

Desde a possibilidade do retorno das aulas presenciais, no final de maio deste ano, respeitamento todas as regras do distanciamento social, estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio do Colégio Gustavo Adolfo (GA), de Lajeado, passaram a vivenciar sua rotina escolar em um novo ambiente: o campus da Universidade do Vale do Taquari. As salas do prédio 7 e toda a estrutura dsponibilizada pela Univates, além de ser uma novidade, já começam a ampliar as possibilidades e horizontes de aprendizagem.

Conforme a coordenadora pedagógica do 9º ao Ensino Médio, Rosilene Inês König, a iniciativa beneficia mais de 200 alunos. “Os primeiros meses vivenciados na Unidade de Ensino Médio Gustavo Adolfo – Campus Univates foram de adaptação para todos, equipe pedagógica e estudantes, e nos possibilitaram vivenciar novas experiências, além de fomentar a importância da autonomia e da liberdade com responsabilidade. As pesquisas realizadas com os alunos revelam a alegria e a satisfação em estudar no espaço da universidade”, comemora.

Possibilidades de ensino

Ela reforça que as possibilidades de ensino na estrutura da Univates são inúmeras. “Aula em salas amplas e bem equipadas, acesso à internet, disponibilidade do complexo esportivo para as atividades físicas. Também há espaços de integração, centro de convivência e áreas de lazer, como o laguinho. Além disso, é ofertado o acesso aos laboratórios, museu, ao amplo e variado acervo da biblioteca, anfiteatro, teatro, entre outros,” salienta a coordenadora.

A parceria estabelecida entre o colégio e a Univates iniciou há cerca de três anos. “O investimento do GA na área cultural, em especial na música, destaque no Vale do Taquari, resultou na Orquestra GA Univates. A partir daí e da necessidade em disponibilizar novos espaços físicos para acolher os estudantes, foram disponibilizadas salas de aula na Univates. E as perspectivas para a nossa comunidade escolar são as melhores.”

Expectativa dos estudantes…

Mateus Sotana Pereira é aluno do 9° Ano B e estuda no GA desde o 1º Ano do Ensino Fundamental. “Estou muito animado com o novo Ensino Médio, ainda mais estando nas dependências da Univates, o que torna a aprendizagem muito mais prazerosa. Além do local ser diferente, acredito que a forma de ensino irá mudar bastante”, reforça o estudante, que futuramente pretende cursar algo na área de Tecnologia.

Eduarda Metzelthin Martins, do 9°Ano B, também está no GA desde o 1º Ano e já aprova as aulas na Univates. “Minhas espectativas são muito grandes, estudar esse ano na Univates está sendo muito bom e o Ensino Médio vai ser melhor ainda, além de ter diversas oportunidades. Acredito que a nova forma de ensino vai ser diferente e mais empolgante”, avalia a aluna, que  gostaria de cursar algo na área da Ciência.

Novo Ensino Médio

No ano que vem, adianta Rosilene, o Ensino Médio do GA ficará no prédio 1 e continuará usufruindo dos espaços ofertados pelo campus Univates. “Neste espaço, também daremos início ao Novo Ensino Médio, uma proposta inovadora e disruptiva, que está fundamentada no desenvolvimento de múltiplas habilidades. A proposta vai além de uma adequação à legislação federal, pois deixa o estudante no centro da vida escolar. Promove uma aprendizagem com mais profundidade, dando ênfase ao protagonismo, à autonomia e à responsabilidade do aluno por suas escolhas.”

Matrículas abertas

O GA está com as matrículas abertas. Os interessados em conhecer a estrutura e o plano de ensino podem agendar uma conversa com a direção ou coordenação pedagógica na secretaria do colégio, no Bairro São Cristóvão, pelos telefones 3714-3214 ou 99597-5596 (WhatsApp).

“As pesquisas realizadas com os alunos revelam a alegria e a satisfação em estudar no espaço da universidade.” Rosilene Inês König, coordenadora pedagógica