Bolsonaro, o PTB  e o Vale do Taquari

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Bolsonaro, o PTB e o Vale do Taquari

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A possibilidade real do Presidente Jair Bolsonaro ingressar no PTB pode alterar os planos de agentes públicos do Vale do Taquari. Até poucas semanas atrás, o PTB era o “patinho feio” entre os partidos. Com a debandada de muitos nomes fortes ligados à sigla, com destaque para o vice-governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, que migrou para o PSDB, a tendência era de um desmonte ainda maior entre os trabalhistas do Estado. Entretanto, tudo pode mudar com o ingresso de Bolsonaro.

No Vale do Taquari, a expectativa gira em torno dos prefeitos de Estrela, Elmar Schneider, e de Encantado, Jonas Calvi. Ambos possuem bom respaldo junto ao eleitor e convivem com muitos convites encaminhados pelas mais diversas siglas. O chefe do executivo estrelense já estaria muito próximo de retornar ao MDB, e Calvi está quase acertado com o PSDB. Mas, eu reforço, a possiblidade de dividir palanque com o presidente pode alterar os planos dos gestores.

Impasse regional do PP

O PP nunca soube se organizar regionalmente para garantir cadeiras na Assembleia Legislativa. O desejo pelo protagonismo em algumas cidades tem prevalecido nos últimos pleitos, e tudo indica que o fato vá se repetir em 2022. E o exemplo mais atual envolve o vereador de Estrela, João Braun, e o diretório municipal de Lajeado. Braun tem se movimentado em busca de apoio para uma candidatura no próximo ano, mas os Progressistas do outro lado do Rio Taquari não parecem dispostos a apoiar um postulante estrelense. Pelo contrário, o PP de Lajeado não deve abrir mão de um candidato próprio. Ah, e dificilmente será Douglas Sandri, ainda ligado ao Partido Novo.

Força Nacional em Lajeado

O subcomandante da Força Nacional de Segurança Pública, Coronel Américo Gaia, está em Lajeado nesta semana para debater com a municipalidade sobre a realização de uma Instrução de Nivelamento de Conhecimento, destinada à capacitação e treinamento das forças policiais (PC, BM, IGP e Corpo de Bombeiros. Para tal, o grupo sugere a utilização do campus da Univates.

PT organizado

O Partido dos Trabalhadores aparenta estar “fechado” com Emanuel Hassen de Jesus no Vale do Taquari. Ex-prefeito de Taquari e ex-presidente da Famurs, o popular Maneco tem grandes chances de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa, e inclusive participou dos atos anti-Bolsonaro no Parque dos Dick, em Lajeado. Se isso acontecer, o PT regional voltará a ser representado no legislativo do Estado. Entre os anos de 1995 e 2015, Luís Fernando Schmidt atuou como suplente e Deputado Estadual efetivo.

“Cruzando pontes”

O esportista e empresário Luciano Galvan lançou a sua obra literária. O livro “Cruzado pontes – Reaprendendo a viver” é a compilação de 20 anos de vivências e conversas do autor. Uma grande experiência profissional e de vida que agora levo a todos”, resume ele. O romance conta a história inusitada de Alex em suas travessias por longas estradas e trilhas com encontros curiosos com seus mentores; um menino, uma senhora e um índio, estabelecendo diversas lições de vida. “Uma história de coragem e um mergulho profundo no autoconhecimento.”

Mallmann na E-log

Ex-prefeito de Estrela, Rafael Mallmann (MDB) quer um dos principais cargo da Empresa Pública de Logística Estrela (E-log). Ele é um dos protagonistas da municipalização do complexo portuário junto ao Rio Taquari e tem costurado nos bastidores uma possível indicação para a função de Diretor Executivo da Elog. Diante disso, e no mundo da política não há como ser diferente, começam a surgir dúvidas sobre a legalidade desta indicação. E um dos principais entraves seria a presença da companheira dele, Carine Schwingel, no cargo de Secretária da Cultura, Esporte e Lazer. Há quem entenda que a nomeação de ambos para cargos públicos pode configurar nepotismo.

Entre poderes

Ex-prefeito de Arroio do Meio e atual Secretário de Gestão Financeira de Encantado, Klaus Wermer Schnack participou, na segunda-feira, da sessão plenária do legislativo encantadense. A presença dele causou estranheza em políticos de oposição e, também, da situação. Em nome do prefeito Jonas Calvi, ele solicitou uma reunião com os vereadores na quarta-feira, dia 13 de outubro, às 17h30min, no Centro Administrativo. A pauta é: financiamentos via Caixa Econômica Federal.

Estátua e histeria

A unidade da rede Lojas Havan em Lajeado está praticamente finalizada às margens da BR-386. E o espaço deve receber nesta quarta-feira a réplica da Estátua da Liberdade, um símbolo importado dos EUA e da França e utilizado pela empresa nas principais lojas espalhadas pelo Brasil afora. E preparem-se. A chegada da estrutura ao Vale do Taquari já está gerando histeria nas redes sociais e deve gerar uma grande celeuma entre militantes regionais críticos aos proprietários da empresa.

Acompanhe
nossas
redes sociais