Árvores

Opinião

Hugo Schünemann

Hugo Schünemann

Médico oncologista e diretor técnico do Centro Regional de Oncologia (Cron)

Árvores

Por

Vale do Taquari

Os chineses vêm, desde 1978, obrigando as pessoas a plantar pelo menos três árvores ao longo da vida e, com isso, estão reflorestando o deserto. O projeto é ousado e prevê o plantio de cerca de 4 bilhões de árvores. Devemos lembrar que a China enfrenta graves problemas na área do meio ambiente, provocado pelo crescimento acelerado de sua economia nos últimos anos, sem cuidado nenhum. Embora a ideia possa estimular debates e críticas – afinal, o deserto em seu estado natural também é importante –, é um movimento interessante. Por que não plantar árvores?

No Brasil temos o problema inverso, um contínuo e muitas vezes desnecessário desmatamento, que traz danos ao meio ambiente e coloca o futuro em xeque. Terra no Brasil não falta. Temos ambientes de todos os tipos e áreas apropriadas para o desenvolvimento de várias atividades, agronegócio, agricultura familiar, extração mineral, etc. Temos que chega. Mas, enquanto enfrentamos o desmatamento de áreas, que talvez devêssemos proteger, não poderíamos pensar em reflorestar áreas já degradadas a exemplo da China? Não seria uma campanha de utilidade pública, educativa e de aposta no futuro? As cidades poderiam rever seus espaços públicos para destinar mais áreas as árvores, juntas, na forma de bosques, separadas, com flores, como Ipês que nos últimos dias coloriram o Brasil, com frutas que permitem a alimentação de pássaros e outros animais que vivem entre nós.

Na sequência dos espaços públicos, podíamos estimular o plantio de árvores nas propriedades privadas, sejam urbanas ou rurais. Cada espaço que pudesse receber uma árvore, receberia. Trazendo frutas, flores, sobra e umidade para o solo. É claro que quando se fala em áreas rurais, não se fala em atrapalhar a produção. Mas quanto espaço existe em nosso interior, beira de estradas, beira de lavouras, talvez um canto do potreiro, quanto espaço temos que poderia ser plantado? Em que uma ou duas árvores não atrapalhariam em nada e ajudariam muito? E mais, quantos espaços que temos neste país a fora sem uso que poderia ser plantado? à beira das rodovias, por exemplo?

Vemos a ideia como interessante. E poderia ser uma ideia para o Vale do Taquari desenvolver. As prefeituras. E por aí em diante. Quem sabe os prefeitos não se entusiasmam? Começar por aqui e ajudar a cobrir o mundo de verde? A Orla do Taquari? A beira das ERSs? (Obvio que quando falamos em plantar junto das estradas, respeitando a legislação e normas de seguranças vigentes). Quem sabe um passeio até o Cristo Protetor seja recheado de árvores com flores e frutíferas? Um passeio até Colinas, a Cruzeiro, nos mostra um mar de verde, além do que já existe?

As árvores podem salvar o planeta.
Podem alegrar nosso dia.
Podem nos fazer viver melhor.
Podem nos fazer viver plenamente.
Vamos cobrir o mundo de verde!

Acompanhe
nossas
redes sociais