Vereadores debatem estratégias para potencializar turismo

reunião da avat

Vereadores debatem estratégias para potencializar turismo

A volta dos eventos presenciais da associação ocorreu nesse sábado. Entre parlamentares, assessores, prefeitos e vice-prefeitos, cerca de 60 pessoas participaram da reunião

Por

Atualizado domingo,
26 de Setembro de 2021 às 16:45

Vereadores debatem estratégias para potencializar turismo
Encontro ocorreu na câmara de veradores de Doutor Ricardo. (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

A câmara de Doutor Ricardo sediou nesse sábado, 25, o encontro presencial da Avat. Além de compartilhar desafios e soluções, os parlamentares acompanharam duas palestras, sobre processos legislativos e turismo regional.

O ex-vereador, ex-presidente da Avat e da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales), Rafael Fontana, discursou sobre como as câmaras podem impulsionar as atividades turísticas.

De acordo com o vereador de Encantado e atual presidente da Avat, Diego Pretto, o turismo é um conjunto de ações e esforços de diversos setores da sociedade. “As câmaras devem montar comissões internas, convidar empresários, fazer atividades mobilizadoras da comunidade. Atender bem, ser gentil, ser cooperativo”.

Para Pretto, conhecer quais municípios vizinhos oferecem serviços como comércio e restaurantes, para poder auxiliar os visitantes e prestar informações, é uma tarefa importante dos vereadores, como representantes da comunidade. “Esse fenômeno do turismo vai trazer um sentimento de pertencimento à região”.

A Avat pretende descentralizar as reuniões e tirar das cidades maiores para prestigiar mais câmaras. Em outubro, deve ocorrer um novo encontro em Fazenda Vilanova.

Processos Legislativos

Palestra do ex-vereador de Muçum e assessor jurídico da Avat, Jonas Caron, teve como tema o trabalho da vereância. Presidente da Avat destaca a importância da conversa a partir de uma perceptível renovação nas câmaras.

“Ele trouxe bastante jurisprudências nacionais sobre assuntos, que até pouco tempo a gente achava que não era trabalho do vereador. Isso é muito importante, para a gente fazer os projetos e trabalhar nas câmaras. Se não viramos um carimbador”, avalia.

As possibilidades e limites do Legislativo expressa na constituição não é tem de domínio de muitos parlamentares. “O vereador recém-eleito, precisa dessas ferramentas, para exercer o seu mandato”, diz Pretto.

Acompanhe
nossas
redes sociais