Marcas regionais obtêm prêmio por desempenho nas exportações

reconhecimento estadual

Marcas regionais obtêm prêmio por desempenho nas exportações

Docile, Languiru, Gota Limpa e Scala Logística estão entre os vencedores da 49ª edição do Prêmio Exportação RS

Por

Marcas regionais obtêm prêmio por desempenho nas exportações
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A contribuição das empresas regionais no desenvolvimento socioeconômico do estado foi reconhecida na 49ª edição do Prêmio Exportação RS. Dentre as 63 marcas agraciadas, quatro são do Vale do Taquari e se destacam pela performance e estratégias inovadoras voltadas ao mercado internacional.

Com sede em Lajeado e, 30 anos de atuação, a Docile conquistou o reconhecimento mercadológico, através das campanhas para fortalecer a marca no exterior e ampliar as vendas do que é produzido na unidade local. Nos últimos dois anos, investimentos na estrutura reverteram em um aumento de 21% no faturamento.

“Essa distinção premia os esforços de toda equipe que acredita nos projetos e busca soluções para os desafios. Nos inspira a seguir em frente com nosso plano de expansão internacional e nos estimula a seguir criando um mundo mais doce”, destaca o gerente de exportação da Docile, Cristian Ahlert.

Já a Scala Logística se destaca como prestadora de serviços e suporte à exportação no gerenciamento dos trâmites aduaneiros, planejamento e administração das etapas de transporte para o mercado externo. Em agosto, a empresa deu mais um passo na internacionalização dos serviços, obteve o selo Operador Econômico Autorizado (OEA), certificado pela Receita Federal.

“O prêmio é um reconhecimento por nossos investimentos em processos, pessoas e tecnologia. Apesar de todos os desafios impostos pela pandemia, nos adaptamos e atendemos as exigências internacionais para garantir nossos serviços”, aponta o diretor da Scala Logística, Valmor Scapini.

Inspiração

Outras duas marcas da região, Languiru e Gota Limpa, são empresas reconhecidas por seus efeitos benéficos à microrregião, por adotarem soluções criativas e inovadoras, que inspiram outras instituições.

“Estamos honrados em integrar esse seleto grupo de organizações que obtiveram destaque no ‘Oscar’ da exportação gaúcha. Com a diversidade de negócios e produtos, a cooperativa posiciona-se de maneira diferenciada no mercado e demonstra a força do agronegócio para o desenvolvimento econômico”, avalia o presidente da Languiru, Dirceu Bayer.

Este é o quinto prêmio da cooperativa. Conforme Bayer, o trabalho árduo desde o início da cadeia produtiva, nas propriedades rurais de associados, com rigoroso controle de qualidade e segurança na industrialização permitem que a marca alcance o mercado internacional.

Coragem e persistência

De acordo com a diretora comercial da Gota Limpa, Camile Bertolini Di Giglio, enviar produtos para outros países é motivador, gera a necessidade de conhecer a cultura de consumo e de se adaptar. “O Brasil não tem tradição na exportação de produtos de limpeza o que torna o desafio maior e mais gratificante. É preciso ter coragem e estar preparado para correr riscos”, cita.

Conforme Giglio, em 2020 a maior venda da Gota Limpa foi para um país muito improvável, com altos riscos, mas trouxe aprendizados. “Nossa carteira ainda é pequena, pouco mais de 10 países distintos, o que representa 5% do faturamento. Estamos em constante busca para abertura de novos destinos comerciais”, pondera.

Sobre o prêmio

A cerimônia promovida pelo Conselho do Prêmio Exportação RS, ocorreu na noite de quinta-feira, 23, na Casa NTX, em Porto Alegre. A organização é da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS) em parceria com instituições: Apex-Brasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Fecomércio, Federasul, Fiergs, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.

De acordo com o presidente do conselho, Fabrício Forest, as exportações do RS se mantiveram ativas e o fluxo de comércio permaneceu constante. “Em 2020, exportamos 14 bilhões de dólares. De janeiro a agosto deste ano, já exportamos 13,6 bilhões de dólares. Na premiação colocamos em evidência as diversidades, riquezas, competência e competitividade das empresas gaúchas”, relata Forest.

Acompanhe
nossas
redes sociais