GA promove cultura da sustentabilidade

Produzido por Estúdio A

GA promove cultura da sustentabilidade

Campanhas de reciclagem, geração de energia solar e reaproveitamento da água da chuva estão entre as iniciativas que educam pelo exemplo

Apresentado por

Mais do que preparar os estudantes para a caminhada acadêmica e a vida profissional, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo também aposta em iniciativas capazes de desenvolver a cultura da sustentabilidade. Entre elas está a geração de energia solar, a adoção de um sistema de reaproveitamento da água da chuva e campanhas permanentes de reciclagem.

De acordo com o diretor da instituição, Edson Wietholter, a escola sempre se propôs a oferecer uma visão ampliada sobre os processos que fazem parte da construção da cultura do colégio. “Sempre buscamos esse olhar, para que as pessoas que convivem conosco possam aprender também por meio dessa relação diária com a instituição.”

O GA realiza ações permanentes de recolhimento de tampas de garrafas pet, frascos de aerossol, e caixas de leite. O material recolhido é encaminhado para ONGS de reciclagem, que as vendem para empresas especializadas de forma a garantir o próprio sustento.

A sustentabilidade ambiental também está presente no abastecimento de água nos sanitários. Desde 2010, o colégio implementou um sistema para recolhimento da água da chuva, que é direcionada para os banheiros. “Todos os prédios construídos desde então possuem essa característica.”

Em 2018, a instituição investiu em projeto para a geração de energia solar. Conforme o diretor, além de alcançar a autossuficiência energética, o sistema fotovoltaico também é utilizado na educação formal dos alunos. “Os estudantes podem acompanhar como funciona o sistema e como se estabelece essa relação de consumo da eletricidade.”

Outra iniciativa voltada para o aprendizado em sustentabilidade é a instalação de salas de atendimento em contêineres. A medida é ecologicamente correta por eliminar o uso de matérias-primas das construções tradicionais, por meio da reutilização de recursos.

Responsabilidade social

A construção de uma visão de mundo sustentável também se faz pelo exemplo da solidariedade. O colégio Gustavo Adolfo realiza campanhas sociais permanentes, além de disponibilizar cerca de R$ 1,5 milhão ao ano em bolsas de estudos destinadas a estudantes de baixa renda.

De acordo com Wietholter, todos os anos a instituição realiza campanhas do agasalho, doações de alimentos para a Apama, além de promover o projeto Infância solidária. Segundo o diretor, o DNA da escola, voltado para o viés social, ajuda o estudante a desenvolver uma visão de mundo voltada para a ética e a sustentabilidade. “Não basta apenas formar alunos inteligentes. Eles precisam ajudar a construir uma sociedade melhor.”

Entidade filantrópica, o Colégio converte isenções de tributos federais em bolsas de estudos destinadas a estudantes de baixa renda. “Beneficiamos a comunidade com essa ação social, direcionada a famílias que desejam proporcionar a qualidade de ensino do GA para o seu filho, mas não tem condições de pagar.”

Ao unir iniciativas de responsabilidade social e ambiental ao processo de educação formal, o Colégio Gustavo Adolfo cumpre o propósito de formar não apenas estudantes prontos para vida acadêmica e profissional, mas também para a construção de um mundo mais justo e sustentável.

Semana dedicada à solidariedade

Projeto social realizado no GA, o Infância Solidária visa aproximar os estudantes das organizações beneficentes e do voluntariado. Conforme a coordenadora pedagógica do Turno Inverso, Aline Pereira, a iniciativa ocorre anualmente durante a semana da criança e une doações e visitas às entidades.

Segundo ela, cada turma do turno inverso escolhe uma instituição do município para conhecer e se engajar na causa, além de arrecadar doações. Para Aline, iniciativas como essa ajuda a criar o hábito do voluntariado e do olhar para as necessidades do próximo. “É muito lindo ver o envolvimento das crianças, das famílias, e o impacto que isso proporciona para o desenvolvimento de todos.”