Inovação a serviço da saúde mental

Novo app

Inovação a serviço da saúde mental

Convênio entre empresa de São Paulo e administração municipal possibilita acompanhamento da saúde mental de pacientes. Iniciativa será implementada na próxima semana

Por

Inovação a serviço da saúde mental
Contrato foi firmado para uso da plataforma por 12 meses (Foto: divulgação)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Governo de Lajeado assinou ontem contrato com empresa paulista desenvolvedora do Aplicativo “BemTeVi”. Ferramenta será utilizada nos atendimentos do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) a partir da próxima semana.

Médicos e psicológos de Lajeado se reuniram na tarde de ontem no auditório da prefeitura. De forma virtual, o psiquiatra Alexandre Valverde participa do encontro desde São Paulo. Ele é o coordenador do aplicativo, desenvolvido pela startup de saúde e tecnologia, Auã, incubada no hub de tecnologia Vibee, da Unimed.

De acordo com o coordenador da plataforma, a iniciativa promete facilitar o diagnóstico médico e a relação entre paciente e profissional de Saúde. “As máquinas não vão nos destruir. Elas vão potencializar o nosso trabalho”, diz.

O app é um diário atualizado pelo usuário de questões como humor e ansiedade, vida sexual, apetite, sono, vida social, atitudes e impulsos. A plataforma gera um relatório que o paciente pode escolher compartilhar com o médico no momento da consulta.

Aplicativo em experimentação

Para o teste da plataforma, a Prefeitura de Lajeado já realizou reuniões com médicos da rede para explicar as funcionalidades do aplicativo. Os encontros são conduzidos pela coordenadora médica e de regulação da Secretaria Municipal da Saúde (Sesa), Andriara Cassuli.

O convênio assinado ontem tem duração de um ano. O contrato pode ser renovado conforme a adaptação dos pacientes e dos profissionais de saúde do município. De acordo com o prefeito Marcelo Caumo, o uso de tecnologia para melhorar a qualidade de vida é uma das diretrizes do governo municipal.

“Uma das nossas estratégias para o desenvolvimento do município é estar em busca da inovação e tecnologia, e dentre as áreas que recebem mais atenção por causa das nossas características e potencialidades estão as áreas de alimentos, da tecnologia da informação, e da saúde”

Saiba mais sobre o aplicativo

  • O primeiro passo para começar a utilizar o aplicativo é responder uma entrevista virtual que tem perguntas sobre vida pessoal, profissional e dados de saúde.
  • Com os registros do diário, o aplicativo irá gerar relatórios de informações que auxiliarão no monitoramento da saúde mental.
  • Todas as informações são totalmente anônimas, ou seja, ninguém terá acesso aos dados dos usuários.

Acompanhe
nossas
redes sociais