Caminhada reforça apelo por doação de órgãos

SETEMBRO VERDE

Caminhada reforça apelo por doação de órgãos

Ação ocorre amanhã na Rua Júlio de Castilhos e contará com manifestações artísticas

Por

Caminhada reforça apelo por doação de órgãos
Uma das atividades da campanha foi a intervenção artística na parede do Posto de Saúde do Centro (Foto: Divulgação)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Para marcar o encerramento da campanha Setembro Verde, uma caminhada de conscientização é organizada para a manhã deste sábado, 25. A atividade tem como objetivo alertar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, bem como da prevenção ao suicídio.

Neste ano, as iniciativas são promovidas por meio de uma parceria entre a câmara de vereadores e administração, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa).

Conforme o vereador Lorival Silveira (PP), que passou por um transplante no coração há dois anos, a concentração vai ocorrer na Casa de Cultura.

Logo após, a partir das 9h, deverá seguir pela Rua Júlio de Castilhos até o Posto Faleiro. Em frente ao estabelecimento, os artistas voluntários e idealizadores do Projeto Som das Cores, Maiara Cristina Leonhardt e Rogério Schmitz, vão entrar em ação.

Eles produzirão uma tela representativa ao Setembro Verde e Amarelo e números musicais. Também será aberto um espaço para as manifestações de autoridades e outros presentes.

Além da equipe da Sesa e parlamentares, devem participar transplantados, inclusive de outros municípios, familiares de doadores, profissionais do Hospital Bruno Born (HBB) e a comunidade em geral. Todos estão convidados. Na tarde de ontem, Silveira estimou que em torno de 100 pessoas possam participar da programação.

Receptividade

As atividades alusivas às Campanhas Setembro Verde e Amarelo foram intensificadas nas últimas semanas. Houve uma intervenção artística em parte da parede do Posto de Saúde do Centro e abordagem ao público com faixas e cartilhas na área central.

Conforme os organizadores, a recepção comunitária tem sido positiva. “Os lajeadenses abraçaram as causas, valorizaram a importância da conscientização, deram depoimentos emocionados. Na panfletagem que fizemos na quarta-feira, 22, pudemos sentir todo esse carinho. Estamos muito felizes e certos de termos atingido os objetivos”, relata Silveira.

Palestra

Uma palestra sobre a importância da doação de órgãos estava prevista para esta segunda-feira, 27, data dedicada ao assunto. Contudo, foi transferida e deve ser feita no dia 1° de outubro, a partir das 8h30min, no Auditório do HBB.

Para o próximo ano, a intenção é antecipar os preparativos da programação do Setembro Verde e Amarelo, a fim de torná-la mais ampla. Essa projeção leva em conta um cenário de pandemia sob controle.

Acompanhe
nossas
redes sociais