Profissionais de transporte terão nova sede em Lajeado

Próximo à ERS-130

Profissionais de transporte terão nova sede em Lajeado

Com investimento de até R$ 20 milhões, novo espaço do Sest/Senat será construído no bairro Montanha. Modelo da unidade permitirá ampliação dos serviços de saúde e oferta de novos cursos

Por

Profissionais de transporte terão nova sede em Lajeado
Nova sede seguirá um modelo padrão. Prédio será erguido próximo à ERS-130, dentro do bairro Montanha. (Foto: Divulgação)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Passada a aprovação na câmara de vereadores, o Sest/Senat aguarda a documentação definitiva da área onde irá construir sua nova sede no município. A intenção é investir até R$ 20 milhões na futura estrutura, que será erguida na avenida dos Ipês, no bairro Montanha, próximo à ERS-130.

Assim que receber as escrituras, a entidade encaminhará os documentos para a supervisão regional. A partir daí, se dará início a implementação da nova sede, segundo o gestor do Sest/Senat em Lajeado, Luciano Fontana.

A nova estrutura do Sest/Senat será uma unidade do tipo DN, com capacidade maior de atendimento ao público do que a sede atual. “Mesmo na pandemia, tivemos uma demanda permanente, na contramão de outros segmentos. E essa demanda nos exige uma nova estrutura. Com isso, poderemos mais do que duplicar nossos atendimentos”, explica.

Desde que se instalou em Lajeado, em 2006, o Sest/Senat ocupa um imóvel cedido pelo Grupo Charrua, junto ao Posto do Arco, na ERS-130. Hoje, são oferecidos serviços de saúde nas áreas de odontologia e fisioterapia aos motoristas profissionais e dependentes. Além disso, há uma oferta variada de cursos de qualificação.

35 mil atendimentos

Em 2020, o Sest/Senat teve cerca de 6,5 mil atendimentos. A nova unidade, num primeiro momento, permitirá que este número dobre. “E a capacidade total será de até 35 mil ao ano”, destaca Fontana.
As negociações para a nova sede tiveram participação do presidente do Conselho Regional do Sest/Senat, Afrânio Kieling. Ele encaminhou ofício ao prefeito Marcelo Caumo solicitando terreno para construção da estrutura.

Na câmara, houve questionamentos sobre a área escolhida, devido ao possível aumento no tráfego de veículos pesados dentro da cidade para acesso aos serviços. Para esclarecer estas situações, Fontana e representantes do Sest/Senat foram ao legislativo antes da votação do projeto.

Simulador de direção

Uma das novidades com a nova sede, de acordo com Fontana, será uma sala com um moderno simulador de direção para a oferta de determinados cursos. “Tivemos que encaminhar alunos para outras unidades por não ter este equipamento aqui. Em Porto Alegre, por exemplo, teve um curso de qualificação recentemente com mil motoristas, pois lá contam com o simulador”, destaca.

Além disso, a instalação da nova unidade possibilitará a expansão das especialidades de saúde, com a inclusão dos serviços de nutrição e psicologia e oferta de mais cursos. O espaço também terá um laboratório de informática e uma sala multifuncional para cultura e lazer. “Hoje, temos 17 funcionários. Neste novo modelo, poderemos expandir para 35 colaboradores diretos”, salienta Fontana.

Acompanhe
nossas
redes sociais