Estrela solicita investimentos  no Aeródromo à bancada federal

Aeródromo de Estrela

Estrela solicita investimentos no Aeródromo à bancada federal

Reunião virtual com o deputado Giovani Cherini está prevista para a manhã de hoje

Por

Estrela solicita investimentos  no Aeródromo à bancada federal
Estruturação visa criar terminal de passageiros a exemplo de outros aeroportos regionais do Rio Grande do Sul (Foto: Renata Lohman)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma reunião virtual entre o governo municipal e o líder da bancada gaúcha no Congresso, deputado Giovani Cherini (PL), está prevista para ser realizada às 9h desta quinta-feira, 23. Conforme o procurador jurídico do município, Rodolfo Agostini, a conversa deve girar em torno dos seguintes assuntos: ampliação e pavimentação da pista do Aeródromo Regional, melhorias nos hangares, e intervenções nos acessos ao complexo.

De acordo com Agostini, nas primeiras semanas de junho foi protocolada uma solicitação para investimentos no espaço junto ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea). Conforme o sistema de consulta processual do órgão, o pedido atualmente está em fase de “análise técnica” e foi atualizado pela última vez na manhã do dia 9 de setembro.

Em agosto, uma comitiva do município esteve em Brasília e apresentou previamente o projeto para Cherini. A audiência de hoje visa esmiuçar o plano de aperfeiçoamento das operações no local e reforçar a busca pelo apoio para a conquista de emendas parlamentares. Na função de líder, Cherini poderia transmitir as demandas aos demais colegas.

Transformação

Na gestão do ex-prefeito Rafael Mallmann, o projeto previa a necessidade de investimentos na casa dos R$ 11 milhões. Nos primeiros meses de sua administração, o prefeito Elmar Schneider reestruturou o planejamento. Recentemente, o chefe do Executivo alegou que os acréscimos nos custos dos materiais, insumos e mão de obra elevaram os valores para R$ 15 milhões.

Hoje, a pista conta com 570 metros de extensão. A intenção é aumentá-la para 1.250 metros. Dessa forma, a intenção é transformar o Aeródromo em um Aeroporto Regional, habilitado para receber pousos e decolagens de aeronaves de pequeno porte, nos moldes das unidades de Passo Fundo e Caxias do Sul. Dessa forma, possibilitaria as viagens domésticas e proporcionaria maior praticidade aos moradores do Vale. Paralelamente, poderia atrair mais investidores.

Segurança

A segurança do local passou a ser questionada após a surpreendente descoberta de que a pista era utilizada pelo tráfico de drogas. Vindos do Paraguai, pequenos aviões pousavam e os entorpecentes seguiam para a distribuição em outras cidades. As operações do narcotráfico duraram em torno de um mês e vieram à tona após investigação da Polícia Civil, através do Departamento Estadual de Investigação do Narcotráfico (Denarc).

Até o fechamento desta edição, não havia a confirmação de que os temas relacionadas a uma proteção, vigilância mais efetiva da área serão tratados com o parlamentar. Entre 2006 e 2017, o Aeródromo Regional ficou fechado. Em dezembro do referido ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou Estrela a retomar a operação dos pousos e decolagens.

Acompanhe
nossas
redes sociais