Estado cede e gera otimismo ao Vale

CONCESSÃO DAS RODOVIAS

Estado cede e gera otimismo ao Vale

Governo atende parte das demandas na Serra e sinaliza para respostas à região em outubro

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Estado cede e gera otimismo ao Vale
Outorga e localização das praças de pedágio são contestados pelos líderes do Vale (Foto: Ezequiel Neitzke)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O governo do estado começou ontem a responder os municípios sobre as sugestões da comunidade no programa de concessão das rodovias. Na reunião com representantes da Serra, que compreende o bloco 3, foi anunciado o incremento de obras que somam R$ 304 milhões, além da alteração de locais das praças de pedágio.

A expectativa agora, fica por conta das respostas ao Vale do Taquari que também contestou aspectos do projeto original. O prazo para devolução das análises técnicas estava previsto para o fim de agosto, a nova projeção é que isso ocorra no próximo mês.

Além de contestar a localização das praças de pedágio, em Encantado e Cruzeiro do Sul, líderes da região são contrários ao modelo de outorga. “Imagina-se que o Estado também vá acolher as mudanças reivindicadas pela comunidade regional. Estou bem otimista neste aspecto”, comenta o presidente do Codevat, Luciano Moresco.

“Sempre deixamos claro, não aceitaremos negativas e pequenos ajustes. A população foi ouvida e se manifestou, não abrimos mão das alterações, pois esse edital considera um contrato de 30 anos e vai impactar no cotidiano da região”, reitera o presidente do Codevat.

Conforme o deputado Pepe Vargas (PT), que acompanhou a reunião do secretário Leonardo Busatto, com representantes da Serra, o governo ainda não se manifestou sobre a outorga. “Essa provavelmente será uma decisão final do próprio governador. Há um interesse em lançar o edital do bloco 3 em outubro e provavelmente a do bloco 2, que compreende a região do Vale do Taquari, em novembro”, cita.

Concessão

Em todas as audiências públicas e reuniões, desde maio, quando o plano de concessões foi apresentado, líderes se manifestaram contrários ao critério de escolha da empresa. O modelo de outorga prevê pagamento antecipado da vencedora ao Estado, aumentando as tarifas de pedágio.

A defesa regional, desde antes da confirmação do modelo em análise, era seguir o formato de concessão da ERS-287, entre Tabaí e Santa Maria, do qual a vencedora foi definida apenas pela menor tarifa.

Investimentos

Estão previstos R$ 3,9 bilhões de investimentos nas rodovias do Vale (ERSs 128, 129, 130 e 453), que integram o bloco 2 junto das estradas de Passo Fundo, Carazinho até Santa Cruz do Sul.

As concessões fazem parte do Avançar RS. No programa constam investimentos em duplicação, ampliação de pistas, rótulas e intersecções. São mais de 1,1 mil quilômetros, com expectativa de aplicar R$ 10,4 bilhões em três décadas.

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