Lixo em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lixo em Lajeado

Por

Lajeado

A empresa que provavelmente será a vencedora da nova concorrência pública para os serviços de coleta de lixo em Lajeado (foi a única empresa a apresentar proposta) atua faz mais de um ano de forma emergencial. A Compacta Blocos de Concreto Ltda foi contratada em agosto de 2015, e o contrato previa um prazo de execução de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, até o limite máximo de 60 meses. Ou seja, o limite era de cinco anos, e expirou em agosto de 2020. Desde então, o prefeito Marcelo Caumo (PP) assinou quatro aditivos contratuais, prorrogando de forma emergencial o acordo, e protelando a realização de um novo edital.

Plenário (e cofre) cheio

(Foto: Divulgação)

A câmara de vereadores de Arroio do Meio lotou de contribuintes na quarta-feira passada. O público compareceu para acompanhar a votação do projeto de lei que autoriza o Executivo contratar uma operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 14 milhões. O recurso será destinado para a pavimentação asfáltica da estrada geral de Arroio Grande (ERS- 482), que liga a cidade com o município de Capitão; da estrada geral de Palmas (AM-458); da estrada geral de Picada Arroio do Meio (AM-357); da estrada geral do Passo do Corvo (AM-340); e também as ruas João Antônio Rauber e Juscelino Kubitschek, além da continuidade da rua Dom Pedro II e outras.

Sob pressão, e por meio de emenda da bancada do MDB, os recursos financiados, somados ao orçamento do município, também precisam contemplar a pavimentação da rua Picada Arroio do Meio até a Localidade de Linha 32; de Forqueta Baixa até Forqueta; a estrada Dona Rita até a Rua Valmor Frank; a Cascalheira e a rua do Alambique; a rua Medianeira e ainda a rua José Wilibaldo Thomas até a rua João Rauber. Ou seja, os vereadores de oposição ultrapassaram os limites do legislativo municipal e passaram a atuar em nome do Executivo. E, sob pressão, todos os parlamentares aceitaram e aprovaram as emendas impositivas da base oposicionista.

Força, Florestal!

A manhã de sábado iniciou cinzenta. Em meio às festividades farroupilha, a notícia sobre o grave incêndio que atingiu mais de 20% da planta industrial da Florestal Alimentos, um dos tantos orgulhos do nosso Vale do Taquari, pegou a todos de surpresa. A cena era surreal e as chamas resistiram por mais de 13 horas, mesmo com todo o empenho de dezenas de heróis do Corpo de Bombeiros local e regional. Aos 85 anos de idade, e empresa com sede em Lajeado e com clientes em todo o Brasil e também em 80 países passa por um dos piores momentos em sua belíssima história. E, temos certeza, se reerguerá com a mesma força com a qual tem movimentado a nossa economia há mais de oito décadas.

Hibisco sem destaque

O vereador de Arroio do Meio, Vanderlei Majolo (PP), demonstra preocupação com a falta de representatividade da flor símbolo do município, o hibisco. Ele sugere um concurso fotográfico e distribuição de mudas desta espécie.

Turismo rural

O Governo de Encantado vai apostar alto no turismo. O Curso de Turismo Rural, por exemplo, é realizado em conjunto com a Emater e tem focado na área da alimentação. Além de orientações sobre como oferecer as refeições ao turista de forma segura, criativa e que preserve a identidade local, a atividade mobilizou os alunos a produzirem pratos que registrassem a própria história e que são oferecidos nas suas propriedades. O resultado foi essa mesa farta, diversificada e atraente.

Água potável

O governo de Lajeado quer alterar as normas para o sistema de abastecimento de água potável mantido pelo município, para permitir que as ligações de água potável sejam feitas também em nome dos locatários dos imóveis. O projeto de lei já está protocolado na câmara de vereadores e tal prática já é possível na área de cobertura da Corsan.

Ácaros e Univates

Em reconhecimento à trajetória de dois ex-professores da Universidade do Vale do Taquari (Univates), o Laboratório de Acarologia (Labacari) nomeou duas novas espécies de ácaros em homenagem a Raul Stoll e Hamilton Grillo. As espécies Lupaeus stolli e Rubroscirus grilloi foram identificadas, respectivamente, em Garopaba (SC) e em Mormaço (RS).

Acompanhe
nossas
redes sociais