O coração do Cristo

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O coração do Cristo

Por

Atualizado quinta-feira,
16 de Setembro de 2021 às 09:50

Vale do Taquari

O Cristo Protetor não para de surpreender. Desta vez, e conforme, a estátua ganha um mirante na altura do peito do monumento de 43 metros de altura. O atrativo tem a forma de um coração e fica a 34 metros de altura, conforme mostra a belíssima foto de Eduardo Gonzatti Turatti. Para chegar até o ponto, o turista deve utilizar um elevador. No espaço, haverá uma abertura de vidro para as pessoas realizarem filmagens e fotografias, explica o engenheiro responsável pela obra, Artur Lopes de Souza. A inauguração da estátua ainda está prevista para dezembro. Por ora, os responsáveis trabalham para concluir a pintura dos braços e na construção do manto do maior Cristo do Brasil.

Contrato com RGE

O governo de Lajeado vai pagar R$ 24,3 mil para a RGE. O contrato prevê material e mão de obra para serviço de “deslocamento de rede da Av. Benjamin Constant”, junto ao viaduto da ERS-130, no bairro Montanha. O serviço é necessário para a duplicação da passagem sobre a rodovia estadual.

Sede da BM

A Câmara de Estrela aprovou a concessão de dois imóveis públicos à Associação Estrelense Pro Segurança Pública (Aespro). Um terreno possui 726,00 metros quadrados e está localizado na intersecção da Rua Pinheiro Machado com a Rua Borges de Medeiros, no bairro Centro. A outra área possui 797,41 metros quadrados e também se localiza na Rua Borges de Medeiros. A concessão terá vigência de 30 anos e as áreas serão utilizadas para a construção do novo prédio do 40º Batalhão de Polícia Militar. A sede atual, na Rua Coronel Brito, encontra-se em área alagável.

Passarela

Vereador de Estrela, Volnei Zancanaro (PSL) sugere à Secretaria de Infraestrutura a instalação de pontos de iluminação na passarela sobre a BR-386, que liga o Bairro Boa União ao Bairro dos Estados.

Sem bicicletários

Ex-PT e atualmente no PP, o vereador Heitor Hoppe solicita envio de ofício ao Departamento de Trânsito sugerindo a instalação de “bicicletários em pontos estratégicos da cidade”. Como exemplos, ele cita os espaços próximos aos bancos, supermercados, Parque dos Dick, entre outros. “Cada vez existem mais adeptos do ciclismo, como opção de esporte, prática de exercício físico e meio de locomoção”, adverte ele, e com razão.

Pneus em Paverama

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão de um Pregão Presencial da Prefeitura de Paverama, cujo objeto é o registro de preços para aquisição de pneus, câmaras de ar e colarinho para máquinas e veículos do Município. O relator do processo, conselheiro Marco Peixoto, considerou, além da existência de “exigências com potencial prejuízo ao caráter competitivo da licitação”, há “indícios da aplicação de preços superiores aos praticados no mercado”.

“Cachorródromos”

O Programa “Cachorródromo – Espaço Público para Cães” em Estrela foi aprovado na sessão legislativa desta semana. A proposta do Executivo tem como base uma sugestão dos vereadores Tiane Ruschel Cagliari (PV) e João Braun (PP), e prevê a criação de um ambiente cercado, ao ar livre, e “composto por brinquedos nos quais os animais possam se exercitar e gastar energia, correr livre de coleira e interagir com outros cães”. Os parlamentares se inspiraram em projetos semelhantes e já em funcionamento nas cidades de Porto Alegre, São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). O espaço será instalado ao lado da pista de skate, em frente ao Parque Princesa do Vale.

Duplicação e números

Após mais de dois meses de obras, a duplicação da BR-386 no trecho de 20,3 km entre Marques de Souza e Lajeado está em “ritmo acelerado”. A informação é da própria CCR ViaSul. Segundo a concessionária responsável pelas obras e manutenções da rodovia federal, cerca de 600 trabalhadores diretos e indiretos atuando na supressão vegetal, terraplenagem, escavação de material rochoso, drenagem, fabricação de infraestruturas de obra de arte especiais (estacas, vigas para pontes) e de placas de sinalização vertical. Além disso, serão retirados 142 mil metros cúbicos de rochas por meio das detonações. O custo das obras no trecho ultrapassa R$ 300 milhões.

De 1ª dama a vice-prefeita?

É cedo para falar do pleito de 2024, eu sei. Mas nos bastidores as eleições já iniciaram. Em Estrela, por exemplo, muitos apostam em um protagonismo maior para a ex-primeira dama do município e atual Secretária de Cultura, Esporte e Turismo, Carine Schwingel. Há quem diga que ela pode buscar um novo partido e, com isso, concorrer a vice-prefeita em uma chapa com Elmar Schneider (PTB).

 

Acompanhe
nossas
redes sociais