“Não confunda governança com burocracia”

ORGANIZAÇÃO

“Não confunda governança com burocracia”

Empresário Daniel Santoro fala sobre oportunidades para utilização da governança para o amadurecimento organizacional

Por

“Não confunda governança com burocracia”
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O empresário Daniel Santoro participou de entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta terça-feira, 14, para falar sobre governança. Ele também palestra a partir das 18h, de forma virtual, em evento da Acil.

A governança, segundo ele, é um avanço que ocorreu desde a administração de empresas que passa pela gestão em empresas e, de alguns anos pra cá, tornou-se governança. No entanto, ela não pode ser confundida com a própria gestão.

O empresário destaca que, na medida que as indústrias crescem, a complexidade com novos sócios e a forma de administração podem desencadear conflitos. É neste momento que entra a importância da governança dentro da instituição. “Quando separo a propriedade da administração, crio instrumento que mesmo não estando no dia a dia da instituição, que possa fazer suas funções básicas. Uma delas é direcionar estrategicamente a longo prazo”, ressalta.

A ideia é que o líder de governança possa direcionar de forma estratégica a longo prazo. “A governança é um sistema criado acima. Não participa do dia a dia, mas se envolve com as estratégias e com os valores da empresa”, pontua.

Quando se decide sobre implantar o sistema de governança em uma empresa, sugere que aquele que teve a ideia, conheça a sistemática antes de fazer essa implantação. “É um processo que precisa ser amadurecido para preservar valores. A perda de uma empresa tem um impacto comunitário gigantesco”, diz. Ao se referir também o quanto essa metodologia pode contribuir para o fortalecimento de empresas familiares.

Santoro também participa da 2ª edição do evento do Empre Inove no dia 23 de novembro.

Ouça a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais