Lajeado inicia festejos farroupilhas

De 14 a 20 de setembro

Lajeado inicia festejos farroupilhas

Programação começa nesta terça-feira, às 19h30, também com apresentação dos alunos de musicalização da prefeitura e show do artista Ênio Medeiros

Por

Lajeado inicia festejos farroupilhas
(Foto: Renata Lohmann)
Vale do Taquari

Por volta das 19h30 desta terça-feira, cavalarianos do município se dirigem ao Parque dos Dick para a abertura da 3º Semana Farroupilha de Lajeado. A programação, que vai até dia 20, inicia com a chegada da Chama Crioula e a apresentação dos alunos de musicalização da prefeitura.

O momento também será marcado pela homenagem à patrona do evento, Nelsy Cattoi Conte, 84, e a outras mulheres que tiveram participação importante na tradição gaúcha em Lajeado. Este ano, os festejos farroupilhas são alusivos ao bicentenário de Anita Garibaldi em todo o estado.

“Em Lajeado, vamos iniciar com a chegada da chama que simboliza o ardor, a paixão e a hospitalidade do gaúcho. A nossa tradição”, afirma o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Carlos Reckziegel.

A partir das 21h, a programação traz o show do artista Ênio Medeiros, que apresenta um estilo próprio tradicionalista com o bandoneón. Natural de São Gabriel, na fronteira do estado, Medeiros e o grupo já estiveram em Lajeado em outro evento organizado pelo município.

Com um repertório de 10 a 15 músicas, o show tem duração de 1h. O artista está animado. “A expectativa é muito boa por estarmos conseguindo fazer um show agora. Temos que agradecer. Esse é um renascimento da nossa cultura. Estamos felizes em mostrar a nossa música de novo”, destaca Medeiros.

Entre as atrações ao longo da semana, também estão grupos artísticos e orquestras locais. A novidade deste ano será o Show Farroupilha em Movimento, um caminhão que percorrerá as principais ruas de Lajeado com apresentações dos artistas Daniel Torres e Borghettinho.

Acampamento

Além disso, 15 ranchos foram montados no estacionamento do parque para a segunda edição do Acampamento Farroupilha. Um deles será ocupado pelo Grupo A Hora. De lá, será transmitida parte da programação da Rádio 102.9, a partir desta terça-feira, às 19h, com o Preparo Geral. No acampamento, os CTGs, grupos de amigos e empresas também ocuparão os ranchos com atividades e decorações características.

Cuidados em meio aos festejos

No acampamento, não será permitida pista de dança, e o limite de ocupação no espaço interno de cada rancho será de no máximo 20 pessoas. Além disso, haverá limitação de horário de funcionamento, e serão colocados cartazes para orientar sobre o uso de máscara e distanciamento social. Também é orientado que pessoas com sintomas gripais não participem do evento.

Em shows e demais apresentações com público, haverá distanciamento entre as cadeiras. A recomendação do município é que os participantes tenham recebido pelo menos a 1º dose da vacina contra covid-19. Uma ambulância do Saúde Móvel da Secretaria Municipal da Saúde estará no local para aplicação de testes de antígeno contra o vírus, quando houver indicação.

Outras atividades:

A artista Flávia Pozzobon irá retratar a figura de Anita Garibaldi em um painel, que será instalado no acampamento.

Casa de Cultura expõe “Mês Farroupilha: o modo de vestir e os usos e costumes do gaúcho através dos tempos”, com demonstração de indumentárias do gaúcho. O lançamento oficial da exposição será nesta terça-feira, 14, às 10h.

Para integrar a programação, a Casa de Cultura terá mais uma edição do projeto Sacada Cultural. A dupla Kevin e Kauã, jovens moradores de Pouso Novo, irão se apresentar no dia 17/, às 12h.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais