Hilab participa de mentoria no Vibee

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Hilab participa de mentoria no Vibee

Por

Lajeado
Gustavo Adolfo 2 - Lateral vertical - Final vertical

Healthtech curitibana que transformou o mercado de saúde por meio de exames laboratoriais remotos, a Hilab participou de mentoria com as startups aceleradas pelo Vibee Unimed. CEO e fundador da Hilab, Marcus Figueredo contou a história da empresa, que conquistou notoriedade em 2017, mas cuja trajetória começou em 2004.

Tudo começou quando Figueiredo e o amigo Sérgio Rogal fundaram a Hi Technologies. Eles incubaram a startup e criaram um sistema de telemedicina chamado OpenVida, que permitia aos médicos monitorarem pacientes a distância.

“Na época em que criamos o sistema, tínhamos R$ 2,5 mil e éramos apenas estudantes”, lembra. Ao enxergar oportunidades no mercado da saúde, a dupla resolveu investir e montar uma pequena fábrica de equipamentos médicos. Em 2009 eles criaram um oxímetro de pulso, em um espaço de 40 m². Hoje utilizado em mais de 15 países, o aparelho tem conexão por wi-fi e bluetooth.

A Hilab ganhou ainda mais destaque no mercado por meio de parceria com a Positivo, firmada entre 2015 e 2016. Com liberdade para criar e sem limitações financeiras, eles iniciaram um projeto para a criação de um “eletrodoméstico da saúde”.

A ideia se transformou em um laboratório e hoje a Hilab realiza testes laboratoriais remotos completos. Com algumas gotas de sangue, o aparelho faz a leitura do material coletado e em minutos o laudo completo é enviado ao usuário. Para chegar a essa eficiência, o sistema mistura conceitos como internet das coisas e inteligência artificial.

A empresa que começou com dois amigos universitários hoje é avaliada em mais de R$ 300 milhões. Uma inspiração e tanto para as inúmeras iniciativas que já estão surgindo por meio do Vibee Unimed.


Fecomércio em Lajeado

Representantes de 37 sindicatos empresariais das Regiões Centro e Metropolitana do Estado estarão em Lajeado na terça-feira, 14, para o Fórum Regional da Fecomércio-RS. O evento ocorre das 17h às 19h, no Auditório do Sesc Lajeado.
Na pauta, estarão as ações realizadas pela Federação em prol dos empresários e assuntos de interesse do setor terciário, como a apresentação da nova plataforma de acompanhamento legislativo, os impactos da informalidade, a evolução das vendas por Coredes e os novos produtos do Sistema Fecomércio-RS. Também serão ouvidas as demandas dos presidentes dos sindicatos das duas regiões.


MARCANTE E ATUAL

A existência de conflitos é natural em qualquer local onde várias pessoas precisam se relacionar. O papel do gestor é gerenciar esses momentos de choque. Escutar é uma das principais habilidades que o gerenciador de conflito precisa ter, pois vai além de questões que acreditamos e que achamos certo. Significa olhar para esse outro, entender a dimensão dele e do que ele está fazendo.”

Gisele Dhein, coordenadora do curso de Psicologia da Univates, durante o Workshop Negócios em Pauta de outubro de 2018


 

Inovates na Open Feira de Design

Marca pré-incubada na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates), a Rima participa nesse fim de semana da Open Feira de Design, maior evento de design independente do Sul do Brasil. Voltada para conceitos como produção local, responsabilidade social e ecológica empreendedorismo criativo e design autoral, a feira estimula o consumo consciente.

Nascida dentro do Estúdio Criativo Marina Rissinger, em Lajeado, a Rima desenvolve acessórios e roupas com resíduos têxteis, com o propósito de ressignificar o que é descartado e encontrar novas funções a esses materiais. A feira será no Viva Open Mall, shopping a céu aberto próximo ao Iguatemi, com visitações no sábado, das 11h às 19h e no domingo, das 11 às 18h.