Diversidade e infraestrutura para o Cras

Arq Conecta

Diversidade e infraestrutura para o Cras

Projeto desenvolvido para Trabalho de Conclusão de Curso, com possibilidade de ser executado futuramente

Por

Atualizado segunda-feira,
16 de Agosto de 2021 às 11:57

Diversidade e infraestrutura para o Cras
Vale do Taquari

Uma nova proposta para a sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Lajeado foi pensada pelo arquiteto e

(Foto: Divulgação/Wiliam Perin)

urbanista Igor Balastrelli Grecco, para o Trabalho de Conclusão do Curso (Tcc) pela Univates, orientado pelo professor Guilherme Osterkamp.

De acordo com o arquiteto, a unidade tem boa localização, com proximidade das principais áreas de vulnerabilidade social do município e de fácil acesso por meio de transporte público. Mas, por ter sido instalada em uma edificação já existente que sofreu adaptações, nem sempre o atendimento pode ser feito de forma adequada no lugar.

“Percebe-se a falta de locais adequados para o desenvolvimento de oficinas, aulas e atividades com as famílias e grupos específicos, como jovens, mulheres, crianças e idosos”, destaca o arquiteto. A proposta da nova sede busca suprir esse déficit de qualidade e infraestrutura.

A edificação

No projeto, Igor optou pela utilização de concreto, placas cimentícias, aço, vidro e ampla implantação de áreas verdes.
O concreto está presente na estrutura moldada in loco e na passarela que, com a adição de pigmentação vermelha, demarca o acesso principal enquanto as placas cimentícias fazem o fechamento e vedação do pavimento térreo, facilitando a manutenção da edificação.

Já o aço está presente tanto nas esquadrias (aberturas), quanto nos brises metálicos em chapa de tela expandida que garantem proteção térmica e visual aos ambientes.

Os fechamentos internos de vedação do pavimento térreo são feitos por placas de gesso acartonado com proteção contra a umidade enquanto os pavimentos superiores são vedados por alvenaria de blocos cerâmicos e com divisórias internas em fechamento leve, contribuindo para uma eventual futura diversidade de usos.

Versatilidade

A versatilidade, inclusive, está presente na base da estrutura em formato “L” com pavimentos adjacentes em uma torre. “A utilização dos espaços de cobertura como terraços jardins faz com que os pátios sejam organizados por níveis de privacidade e acesso, possibilitando que diferentes atividades e manifestações culturais sejam desenvolvidas com os usuários”, ressalta o arquiteto.

Assim, a busca pela interação entre ambientes internos e externos é constante, com a valorização e incentivo a interação e apropriação dos espaços pelos usuários.

Projeto desenvolvido para Trabalho de Conclusão de Curso, com possibilidade de ser executado futuramente.

Acompanhe
nossas
redes sociais