AGIL

Opinião

Albano Mayer

Albano Mayer

Administrador de Empresas, Empresário, Consultor e Assessor de Gestão

Entusiasta do tema liderança

AGIL

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Conforme o dicionário, “ÁGIL”, que se movimenta com excesso de facilidade, que se move de maneira rápida, veloz. Que se comporta ou trabalha de maneira eficaz e rápida, diligente, expedito e trabalhador.

O movimento Pro_Move Lajeado foi lançado no dia 28 de março de 2019. Durante este mesmo ano a organização CERTI, de Santa Catarina, mapeou e priorizou as ações do nosso ecossistema, identificou vários pontos de alinhamento que nos ajudam a tomar as decisões relacionadas ao aprimoramento do Ecossistema de Inovação. Material que pode ser consultado em www.promovelajeado.com.br.

Durante o mapeamento, pela Certi, uma sugestão ficou latente, criar uma agência de inovação no nosso ecossistema.

Foram várias reuniões, muitas discussões sobre as possibilidades de organização desta entidade, discussões sobre o papel, responsabilidade e resultados esperados, surgindo primariamente o seu nome, que já diz muito do que esperamos dela, AGIL – Agência de Desenvolvimento e Inovação Local.

Mas como formar uma organização que representasse a nossa comunidade e seu ecossistema de inovação? Optamos então por um modelo que nos caracteriza. Somos uma sociedade muito colaborativa e empreendedora, focada em resultados. Compartilhamos muitas expectativas e sabemos como trabalhar em conjunto, então nos focamos em criar uma associação.

Uma organização como esta precisa de pessoas e organizações comprometidas, alinhamos as hélices do ecossistema: Poder Público, Universidade e Empresários e pela sua mobilização criamos o embrião da associação, contratamos um profissional com o objetivo de executar a nobre tarefa de iniciar construção deste legado.

No seu estatuto, a AGIL tem o objetivo da concepção, estruturação e gestão sustentável de um ecossistema de inovação capaz de criar e consolidar empreendimentos, através da interação e cooperação entre universidades, empresas, organizações não governamentais e governamentais, no Vale do Taquari, Estado do Rio Grande do Sul, demais Estados da Federação e Distrito Federal, bem como no âmbito internacional.

No dia 9 de agosto de 2021, o movimento Pro_Move Lajeado deixará uma grande marca na sociedade lajeadense, talvez o maior legado desde o seu lançamento. Viabilizará o nascimento da AGIL, uma organização focada na inovação e no desenvolvimento da nossa sociedade. Às 18h30min no teatro da UNIVATES, será feita a instalação da AGIL, e a partir deste dia Lajeado terá no seu território uma agência voltada ao desenvolvimento e inovação regional.

Parabéns, Pro_Move Lajeado. Parabéns, sociedade lajeadense. Agora nos cabe o desafio de manter vivo este projeto inovador!

Acompanhe
nossas
redes sociais