“Vai dar mais visibilidade para os estabelecimentos, vai ser um atrativo”

PARKLETS

“Vai dar mais visibilidade para os estabelecimentos, vai ser um atrativo”

Concurso é uma parceria entre Univates e prefeitura de Lajeado

Por

“Vai dar mais visibilidade para os estabelecimentos, vai ser um atrativo”
Lajeado

A Univates, em parceria com a prefeitura de Lajeado, promove um concurso para a criação de parklets. A iniciativa faz parte do CRIE Smart Cities, evento que ocorre entre 23 e 27 de agosto. O concurso foi tema de entrevista com o professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da universidade, Cristiano Zluhan Pereira, no programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9 nesta quarta-feira, 04.

O concurso é voltado para estudantes da Univates e das instituições de ensino que fazem parte do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). Os projetos devem ser inscritos por equipes compostas entre dois e cinco membros.

Um dos integrantes deve estar obrigatoriamente matriculado no curso de Arquitetura e Urbanismo ou no curso de Engenharia Civil, graduações que formam profissionais com habilitação para execução de parklets. Os demais integrantes da equipe poderão estar matriculados em qualquer outro curso de graduação nas suas instituições.

Por se tratar de um projeto acadêmico, o intuito é mostrar para o poder público e empresas as possibilidades na criação de um parklet. As inscrições devem apresentar proposta de parklet para uma área que compreende duas vagas de estacionamento ao longo da avenida Benjamin Constant, no trecho delimitado pelas ruas Pinheiro Machado e Carlos Von Koseritz.

“A escolha do local se deu pela diversidade de serviços oferecidos nesta área. Tem estabelecimentos comerciais, instituições, linhas de ônibus. É uma diversidade de coisas acontecendo ao mesmo tempo. Isso cria um desafio mais amplo, e os projetos criados vão depois poder ser aplicados em qualquer lugar da cidade”.

Para o professor, os parklets trazem mais pontos positivos do que negativos, como menos vagas de estacionamento.

“O ganho é maior do que a perda de uma vaga. Os parklets vão trazer pessoas para estes locais. Vai dar mais visibilidade para os estabelecimentos, vai ser um atrativo”.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais