“Se não houver outro jeito, vamos ter que ir para ações judiciais para defender o direito de ir e vir”

CONCESSÃO DE RODOVIAS

“Se não houver outro jeito, vamos ter que ir para ações judiciais para defender o direito de ir e vir”

Deputado Elton Weber fala sobre o fim das isenções na tarifa de pedágio para morados das localidades onde estão instaladas as praças

Por

“Se não houver outro jeito, vamos ter que ir para ações judiciais para defender o direito de ir e vir”
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As divergências entre o projeto aprovado para concessão das rodovias estaduais e o que se desenha foram apontadas pelo deputado Elton Weber. Ele participou do programa A Hora Bom Dia da Rádio A Hora 102.9 na manhã desta quarta-feira, 04.

De acordo o parlamentar, o projeto aprovado na Assembleia Legislativa contava com três pontos sobre em quais parâmetros seria feita a concessão. “Um deles era ter o menor preço e melhor serviço oferecido, e que isso fosse discutido com a comunidade”, disse Weber.

Depois disso, o governo do Estado teria adicionado pontos não discutidos pelos deputados. Entre eles, o fim da isenção da tarifa para os moradores das áreas onde ficam as praças. “Esse é um dos pontos mais polêmicos e preocupantes”.

Para reverter este ponto, foi criada uma frente parlamentar. Objetivo é exigir que governo estadual cumpra o que foi apresentado e aprovado.

“Aprovamos três itens para a concessão. Não tudo isso que está sendo feito agora. Me sinto enganado por aquilo que discutimos lá. Se não houver outro jeito, vamos ter que ir para ações judiciais para defender direito o de ir e vir. Vamos defender as isenções de quem mora nestas localidades”, diz o deputado.

Telemarketing

Os deputados aprovaram nesta terça-feira, 03, um projeto de lei que permite que as pessoas bloqueiem o contato feito por empresas de telemarketing. A proposta apresentada por Elton Weber foi aprovada por unanimidade e segue para a sanção do governador Eduardo Leite.

O deputado explica que a nova lei oferece a possibilidade destas empresas serem multadas em até R$10 mil caso entrem em contato com pessoas que fizeram o bloqueio.

“Agora existe um mecanismo para os órgãos de controle, como Procon e Ministério Público, aplicarem multa, algo que não existia até então”.

Agronegócio e aumento no preço da carne de frango

O preço da carne de frango subiu 18,86% neste ano. Este aumento também foi abordado em entrevista com o deputado. Na tentativa de reduzir este valor, Weber explica que a Assembleia busca reduzir impostos em insumos, como na importação do milho, uma das principais fontes de alimentação animal.

Há três meses os deputados conseguiram, junto ao governo estadual, que se isentasse o ICMS do milho importado. Isso representou uma redução de 12% no valor. E agora eles buscam, com pleito no governo federal, a retirada do PIS/COFINS.

“Se conseguir, vamos poder reduzir em mais de 20% o preço atual do milho importado. Vai aliviar, mas não resolver”, diz Weber.

 

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais