Iniciativa une setores sociais para traçar planos de futuro

EM ENCANTADO

Iniciativa une setores sociais para traçar planos de futuro

Programa de Desenvolvimento Econômico Local está na fase de ouvir lideranças locais. Todas as áreas podem ser integradas no projeto

Por

Iniciativa une setores sociais para traçar planos de futuro
Programa conta com atuação de empresas, poder público e escolas (foto: divulgação)
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os impactos causados pela pandemia nos diversos setores e a necessidade de reação são os fatores que motivaram a criação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (Prodel), em Encantado. A iniciativa está em fase de estruturação. Objetivo é integrar poder público, entidades empresariais, universidade e comunidade na busca por qualidade de vida e bem-estar.

O programa já é pensado há cerca de um ano e meio. Desde junho conta com o apoio de consultores. Entre os próximos passos está a criação de um conselho deliberativo. Ele deve ser composto por 15 membros, representantes de diferentes entidades atuantes no município. Os nomes ainda não foram definidos.

“Percebemos que alguns municípios que já contam com programa de desenvolvimento conseguiram enfrentar os efeitos da pandemia de uma maneira mais tranquila. Eles se sobressaíram com mais facilidade, lidaram com mais segurança com as dificuldades impostas pelo momento”, diz a presidente da Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E), Maria Cristina Buffon Castoldi.

Além da participação de lideranças, o programa busca integrar a sociedade. “Para promover uma mudança cultural e de mentalidade, precisamos fazer com que as pessoas se sintam pertencentes a este espaço. Assim vamos conseguir promover a inovação”

A administração municipal e a entidade levaram em consideração diversos programas de desenvolvimento. Porém, a metodologia que mais se adaptou com a realidade e porte do município de Encantado foi o Prodel.

Grupos de trabalho

Cerca de 100 lideranças políticas, empresariais e comunitárias estão sendo contatadas pelo programa. Ideia é, a partir das respostas recebidas, identificar as potencialidades e fraquezas do município em diferentes áreas, como infraestrutura, economia, educação, saúde e turismo, por exemplo.

A partir desse diagnóstico, serão criados grupos de trabalho para cada uma das áreas elencadas. Estes grupos serão formados por especialistas. Os indicados vão elaborar projetos a fim de combater os pontos negativos e potencializar os positivos. O conselho vota e sugere adaptações, quando necessário.

Se aprovado, o projeto volta para o grupo de trabalho que será responsável pela implementação do mesmo. Cada grupo deve ter de cinco a seis integrantes.

Planejamento a longo prazo

O Programa possibilita o planejamento de desenvolvimento em curto, médio e longo prazo. Para Maria Cristina, é fundamental pensar no longo prazo. Assim é possível criar uma cidade em constante desenvolvimento
“Caso contrário, a cada quatro anos quando troca a gestão do município, se perde parte do que já se construiu. Não se tem uma continuidade. Mas com a metodologia do programa a sequência é automática, independente da administração”.

Acompanhe
nossas
redes sociais