7 notícias: EGR altera cálculo das tarifas de pedágio; medida entra em vigor na quinta-feira

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: EGR altera cálculo das tarifas de pedágio; medida entra em vigor na quinta-feira

Confira as notícias que são destaque na manhã desta quarta-feira

Por

7 notícias: EGR altera cálculo das tarifas de pedágio; medida entra em vigor na quinta-feira
Audiência sobre os pedágios no Vale ocorre na tarde de amanhã. Para líderes locais, prazo para detalhamento da concessão foi exíguo (Foto: Filipe Faleiro)
Brasil

A partir de quinta-feira, 05, veículos de passeio pagarão 10% a menos no valor do pedágio em oito das 12 praças da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). A medida integra um alinhamento tarifário promovido pelo órgão público para padronizar a cobrança conforme o modelo adotado em todo o país.

O desconto entra em vigor nas praças com tarifa básica atual a partir de R$ 7 e contempla cerca de 80% dos usuários que percorrem as cancelas da EGR.

Entre as praças com redução, estão os pedágios de Boa Vista do Sul e Cruzeiro do Sul (ambos na RSC-453).

Carne de frango sobe 18,86% no ano e pode ficar ainda mais cara

Somente em junho, a produção de carne de frango encolheu 15% no Rio Grande do Sul. Desde março, o recuo chega a 21,1%. Segundo a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), as reduções adotadas pelo setor são para evitar danos maiores tanto para os produtores quanto para o consumidor. Essa queda na oferta impacta no preço. No ano, a carne de frango em Porto Alegre variou 18,86%. Apenas em junho, o item subiu 4,06%.

Entre os fatores que levam à redução dos abates, a Asgav cita a especulação no valor do milho e a redução de estabelecimentos consumidores, como restaurantes, em razão da pandemia, que afetou também a logística do grão e do farelo de soja, que compõem a ração dos animais.

Governo vai receber Cpers para negociação salarial

Depois de três semanas de protestos por reposição salarial, o Cpers Sindicato – que representa os professores e outros profissionais das escolas gaúchas – deve ser recebido pelo governo do Estado para uma rodada de negociações sobre o índice de correção do salário. Os representantes do Cpers serão recebidos nesta quinta-feira, 05, às 10h30min, por representantes da Casa Civil, Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e Secretaria Estadual da Educação.

A informação foi dada nesta terça-feira, 03, pela própria secretária da Educação, Raquel Teixeira.

Assembleia aprova bloqueio para ligações de telemarketing

Os deputados aprovaram, nesta terça-feira, 03, o projeto que permite que os consumidores gaúchos bloqueiem empresas de telemarketing, proibindo-as de importunar os clientes com propagandas por telefone, WhatsApp e e-mail. A proposta, apresentada por Elton Weber (PSB), foi aprovada por unanimidade, com o voto de 51 parlamentares. Agora o projeto segue para a sanção do governador Eduardo Leite (PSDB).

O texto amplia a eficácia da lei que, em 2009, criou o Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing. A proposta de Weber expande o bloqueio para mensagens de texto, como as recebidas por WhatsApp e e-mail. Pelo texto, a partir do trigésimo dia do registro do usuário no cadastro, as empresas não poderão mais efetuar contato.

‘Devo, não nego; pagarei assim que puder’, diz Guedes sobre precatórios

O ministro Paulo Guedes (Economia) disse nesta terça-feira, 03, que o governo não tem capacidade para o pagamento de todos os precatórios programados para 2022 e por isso está propondo o parcelamento dos valores. “Devo, não nego; pagarei assim que puder”, afirmou.

A proposta do governo tem como objetivo fazer os “superprecatórios”, acima de R$ 66 milhões, terem pagamento parcelado – com 15% de entrada e mais nove prestações anuais. A regra valerá também para novos precatórios nesse valor a entrarem nas contas do governo a partir de 2022.

Brasil quer chegar a 2030 com 30% de combustíveis renováveis

O Brasil ocupa atualmente a segunda posição no que se refere à produção de biodiesel no mundo e é o maior produtor de etanol vindo da cana de açúcar, afirmou o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Coelho. Segundo ele, nossa matriz energética e de transporte é uma das mais limpas do mundo. Cerca de 25% do combustível que utilizamos é proveniente de fontes renováveis e a meta é de chegar a 2030 com uma participação de 30%.

Um dos responsáveis por esse incremento será o programa Combustível do Futuro. Lançado em abril deste ano, ele tem como objetivo aumentar a participação de combustíveis renováveis e de baixo teor de emissões na nossa matriz e desenvolver tecnologias veiculares nacionais.

Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em março podem sacar, a partir de hoje, 04, a quarta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 20 de julho.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais