Missa e galeto drive-thru marcam celebração dos 140 anos da Paróquia Santo Inácio

Lajeado

Missa e galeto drive-thru marcam celebração dos 140 anos da Paróquia Santo Inácio

Celebração religiosa ocorreu na manhã deste domingo e reuniu centenas de fiéis. Após, ocorreu a retirada dos almoços em frente à Igreja Matriz

Por

Missa e galeto drive-thru marcam celebração dos 140 anos da Paróquia Santo Inácio
Crédito: Mateus Souza
Lajeado

A Paróquia Santo Inácio de Loyola completou 140 anos de fundação nesse sábado, dia 31 de julho. As comemorações, que iniciaram ao longo da semana com os tríduos, se encerraram neste domingo, 1º, com a missa em homenagem ao padroeiro.

Devido às restrições da pandemia, a capacidade de público está limitada, mas centenas de fiéis foram à Igreja Matriz celebrar a data histórica da paróquia, mais antiga do que o próprio município de Lajeado, emancipado dez anos depois, em 1891.

O vigário paroquial Silvino Hammes destaca a importância do esforço comunitário na trajetória da Paróquia Santo Inácio, que superou adversidades ao longo de sua história. “É uma caminhada muito bonita, com momentos de dificuldades, tanto na parte econômica quanto na religiosa. E, mesmo com as limitações atuais, temos uma comunidade muito unida”, afirma.

 

Hammes, junto com o pároco Valdir Biasibetti, estão em Lajeado desde fevereiro do ano passado, um mês antes da chegada da covid-19 ao Vale. “Isso dificultou um pouco o entrosamento com as comunidades”, lembra. A própria celebração dos 140 anos foi afetada. A intenção era fazer peregrinações por todas as comunidades ligadas à Paróquia Santo Inácio.

Além da comunidade, autoridades municipais, representantes da Diocese de Santa Cruz do Sul, e representantes da comunidade luterana de Lajeado estiveram na celebração religiosa.

Após a missa, sem poder reunir a comunidade no salão paroquial na festa do padroeiro, voluntários montaram um drive-thru em frente à Matriz, na rua Bento Gonçalves, para a retirada do almoço. O kit incluía meio frango e polenta. Foram comercializados cerca de 1,5 mil cartões.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais