Um novo hotel

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um novo hotel

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A construção de um novo hotel em Lajeado avança nos corredores da prefeitura. A proposta dos representantes da bandeira Vuiello Hotels já está sob análise do governo municipal. O empreendimento será construído na Avenida Piraí, no São Cristóvão (o projeto arquitetônico deve levar em conta a história do local). A negociação é coordenada pelo Grupo Igor Tonello Participações, e administrada pela Tonbass Áreas Nobres. Os empresários projetam cerca de 150 quartos de alto padrão, e também pretendem investir em uma infraestrutura adequada para a realização de grandes eventos. O grupo também estuda investimentos em Santa Cruz do Sul e Monte Belo do Sul.


Troca no CRPO
O tenente-coronel Douglas da Rosa deixa o posto de chefe do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Taquari na próxima semana, menos de meio ano após assumir a função. Ele foi convocado para uma dura e nobre função: coordenar o CRPO do Vale dos Sinos, um dos mais complexos do Estado. Em Lajeado, e com erros e acertos, ele deixa admiradores e desafetos. E os desafetos estão ligados à ruptura de algumas situações que foram institucionalizadas ao longo dos últimos anos em algumas alas das forças de segurança – e de “justiça” – da cidade.

Troca no CRPO II
Rosa não titubeou para aplicar novas estratégias de combate ao crime e de policiamento ostensivo. A presença de brigadianos em pontos de acesso à cidade, por exemplo, gerando um sentimento de segurança até então esquecido, foi uma das ações que mais chamaram a atenção dos contribuintes neste período. Não por menos, o tenente-coronel mostrou que a Brigada Militar tem chefia própria e não deve sofrer interferência ou ingerência de agentes públicos de outras esferas. E isso, claro, incomodou quem estava acostumado com os holofotes e com o poder quase absoluto.


Maneco e a DRACO
Ex-prefeito de Taquari, ex-presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), e agora pré-candidato a Deputado Estadual, o petista Emanuel Hassen de Jesus, o Maneco, foi vítima da criminalidade na sexta-feira da semana passada. A Toyota Hylux SRV dele foi furtada na área central de Lajeado. Por sorte, a DRACO recuperou o veículo na segunda-feira.


Schneider deixará o PTB
Prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB) ainda não decidiu o futuro partidário. Ele vai deixar o PTB na próxima janela de transferências. E são diversos os convites. MDB, PDT, Republicanos, Podemos, PSDB, PL e até o PP estariam interessados no “passe” do ex-deputado estadual. O fato é decorrência de uma debandada geral do PTB. Em âmbito estadual, Luiz Carlos Busato, Dirceu Franciscon e Ronaldo Nogueira devem ir para o Republicanos. Maurício Dziedricki vai para o Podemos. E o vice-governador Ranolfo Jr está de malas prontas para ir ao PSDB.



Rodoviárias

O governo de Estrela quer subsidiar os serviços da empresa que abandonou a concessão da rodoviária. O subsídio deve ser repassado até que uma nova concessionária assuma o local, por meio de processo licitatório coordenador pelo Daer. O problema é que a antiga empresa está sem contrato. A procuradoria municipal terá de fazer um verdadeiro malabarismo para evitar transtornos maiores. Aliás, o mesmo problema pode atingir Lajeado…

Débitos
O governo de Arroio do Meio lançou o Programa de Recuperação de Créditos Tributários e Não Tributários, o “Crédito Legal Municipal 2021”, que visa regularizar débitos de pessoas físicas, jurídicas, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com exigibilidade suspensa ou não, inclusive os já parcelados, vencidas até 31 de dezembro de 2021.

Marca da inovação
A Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) lançou a sua marca própria. Criada para executar as ideias geradas pela chamada tríplice hélice (formada pelo governo, academia e empresas), a Agil tem Cristiano Zanin como o Diretor Executivo e escolheu a logomarca por meio de um sorteio. O responsável pela arte é o designer Fabrício Reguelin Auler.


Turismo de negócios
A transferência da Jornada do Sorvete para Bento Gonçalves – desde 2003 era em Lajeado – refletiu negativamente em parte da rede hoteleira. O prejuízo financeiro às empresas do ramo e a perda da visibilidade para a cidade são temas que ainda precisam ser melhor avaliados pelo Executivo.

Imagem e apelação
O governo federal se alimenta da histeria e da polarização. O presidente Jair Bolsonaro foi eleito muito em função disso. É estratégia, e, diante das estratégias partidárias de outrora, que foram extremamente danosas aos cofres públicos, algumas ações do chefe da república são compreensíveis. Mas é preciso limites. E a imagem escolhida para ilustrar o Dia do Agricultor foi de extremo mau gosto. Vendemos uma péssima imagem da nossa agricultura para o país e o mundo.

Acompanhe
nossas
redes sociais