Pesquisador explica impactos do frio sobre os parreirais e culturas de inverno

EMBRAPA

Pesquisador explica impactos do frio sobre os parreirais e culturas de inverno

Em entrevista profissional também deu dicas de como evitar que esse frio prejudique as culturas

Por

Pesquisador explica impactos do frio sobre os parreirais e culturas de inverno
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

As baixas temperaturas registradas no Rio Grande do Sul nos últimos dias deixa produtores em alerta com as culturas de inverno e os parreirais de uva. O pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Henrique Pessoa dos Santos, participou de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, para falar dos impactos e dar dicas aos agricultores.

Pesquisador da Embrapa participou de entrevista nesta quinta-feira (Foto: Arquivo pessoal)

As videiras ou parreiras de uva tem resistência as baixas temperaturas e chegam a suportar até -35ºC quando estão adormecidas e não tem nenhuma brotação. “Quando a planta começa a brotar, essa resistência cai para -1ºC”, explica o pesquisador.

Hoje, as videiras estão em estado de dormência. “É importante dizer que o frio nesta condição ajuda a planta, nas primeiras baixas temperaturas de agosto ela liga essa condição fisiológica de dormência”, comenta. Quando isso acontece caem folhas e o teor de água na planta é reduzido.

O frio é benefício em algumas situações. “Quanto mais frio ocorrer durante o inverno, maior vai ser o percentual de brotação e a uniformidade na primavera”, garante. A expectativa é que a safra de uvas seja positiva.

O que prejudica a safra, de acordo com Santos, é calor fora de época. “Quando temos 15 dias quentes a planta começa a responder e ativar a brotação, na sequência quando vem o frio tardio acaba fazendo mal porque ela está brotada e acaba queimando porque não resiste a baixas temperaturas”, explana.

Além das parreiras, qualquer planta que esteja vegetando com floração, folhas novas é suscetível a congelamento porque o tecido vegetal em crescimento tem mais de 90% em água. “O grande problema é que a geada congela a água dentro do tecido. Passando o período de congelamento, o tecido estravasse e aparece aquela característica de queimado, ficando preta.”

Estratégicas para preservar

Depois de vídeo que circulou nos grupos de WhatsApp que fogueiras aquecendo parreiras na França, o pesquisador destaca que existem algumas estratégias para a temperatura da planta ser mantida.

O método passivo é o mais indicado, pois ele é eficiente e controla o dano, tem menor custo e minimiza os métodos ativos. Uma das primeiras coisas que deve ser feita é observar a data de brotação. “Se tem histórico de geada tem que optar por cultivar com brotação mais tardia e escolher a orientação solar norte”, recomenda.

Já que o frio se comporta como água, resfriando a parte mais alta e escorrendo pela encosta, a dica é plantar outras culturas acima dessa encosta para proteger os parreirais.

Erva-mate

A erva-mate tende a suportar mais as temperaturas registradas na região Sul do Brasil, pois é nativa. Aquelas plantas que não são nativas do país costumam sofrer mais. “Quando se refere a essas questões frutíferas é sempre melhor prevenir do que remediar os danos que já ocorreram”, diz.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais