“Nós precisamos preparar pessoas”

Qualificação profissional

“Nós precisamos preparar pessoas”

Coordenador do Pro_Move Lajeado participou de entrevista para falar do trabalho desenvolvido no município e também sobre primeiros meses de atividades da Agil

Por

Atualizado quinta-feira,
29 de Julho de 2021 às 11:15

“Nós precisamos preparar pessoas”
(Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O coordenador do Pro_Move Lajeado, Albano Mayer, participou de entrevista no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quinta-feira, 29, falou sobre o trabalho que vem sendo desenvolvimento pelo projeto no município.

Entre os principais desejos do Pro_Move está o desejo de despertar para a questão digital e promover um trabalho mais efetivo na tecnologia. Áreas essas que apresentam também escassez de mão de obra. Com intuito de sanar e preparar jovens, o Pro_Move e a Prefeitura de Lajeado estabeleceram parceria com o Senai para o Trilhas da Inovação que estão sendo desenvolvidos com estudantes do 9º ano da rede municipal.

Segundo Mayer, a falta de profissionais no mercado de trabalho já era prevista em 2011. “Isso piorou muito nos últimos anos, a tecnologia se tornou eminente e cada um percebeu a importância dela. A pandemia fortaleceu o home office, possibilitando que pessoas trabalhassem para empresas de outros estados, o que dificulta a mão de obra local”, comenta.

Se os 15% das pessoas desempregadas no país entendessem questões envolvendo a área tecnológica estariam empregados. “É algo que por mais distante que pareça, precisa buscar o conhecimento pois ele garante a empregabilidade. Aqueles que quiserem evoluir precisam buscar conhecimento sobre isso.”

O Pro_Move surge com a missão de ampliar essas formações na educação e como melhorar o cidadão. “Temos que nos empenhar, olhando para a educação”, diz. É justamente por isso que o projeto quer chegar até as comunidades mais carentes de Lajeado e mostrar que todos podem ser capazes de obter esses conhecimentos. Isso será feito de forma mais efetiva pela Agência de Inovação e Desenvolvimento Local (Agil) que será lançada no dia 9 de agosto, a partir das 18h40min, em evento na Univates.

Ouça a entrevista na íntegra abaixo

Acompanhe
nossas
redes sociais