Frio excepcional provoca neve no Vale

Após 36 anos

Frio excepcional provoca neve no Vale

Fenômeno ocorreu na tarde de quarta-feira em pelo menos oito cidades da região. Ar polar influencia no tempo até o fim de semana

Por

Atualizado quinta-feira,
29 de Julho de 2021 às 13:46

Frio excepcional provoca neve no Vale
Em Arvorezinha, Silvia Capello e Ana Burille conferiram a precipitação (Foto: Divulgação/Cissa Mariotti)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O deslocamento de áreas de instabilidade pelo Sul do estado, combinado ao ar polar, favoreceu a precipitação de neve na região. Os primeiros registros foram em Boqueirão do Leão e Sério, na quarta-feira, por volta das 15h30min.

A precipitação invernal teve duração média de 5 minutos. “O céu escureceu, começou a ventar muito e então, caíram pequenos flocos de gelo”, descreve o funcionário público, Rodrigo Pontin, 37.

Moradores aproveitaram para filmar e fotografar. “Nunca tinha visto algo assim. Apesar do frio intenso, eu e meu filho juntamos aqueles flocos brancos para fazer uma bola de gelo”, conta a agricultora Márcia Greiner, 44.

Lívia Giovanella, de Progresso, aproveitou para brincar em meio aos flocos de gelo (Foto: Divulgação)

Há relatos da ocorrência de chuva congelada e neve em pelo menos oito cidades da região. Esse fenômeno se repete no Vale do Taquari após 36 anos. Até então, o último registro foi em 24 de agosto de 1984, em localidades da região alta.

Conforme a meteorologista Estael Sias, as condições permanecem favoráveis para precipitação invernal ainda neste amanhecer. “A chance de neve fica mais restrita aos municípios com altitude superior a 600 metros”, explica a meteorologista da MetSul.

Este episódio de neve é considerado excepcional. “Foi um evento diferente. Em outras condições, a neve ocorre apenas em locais com altitude superior e 800 metros. Desta vez nevou em áreas de menor altitude, a exemplo do que ocorreu em 1984 e 2000, dentre outras raras ondas de ar polar”, comenta a meteorologista.

Márcia Greiner e o filho Alex, em Boqueirão do Leão, juntaram os flocos para fazer uma bola de gelo (Foto: Divulgação/Márcia Greiner)

Geada e temperatura negativa

Antes da neve, a geada já mudou a paisagem no campo e proporcionou um amanhecer gelado no Vale. A mínima ontem foi de -1,7°C em Ilópolis. Esse cenário se repete nos próximos dias, pelo menos, até sábado, 31.

A tendência é que a geada de maior intensidade ocorra amanhã, quando várias localidades terão a ocorrência do fenômeno. Há risco de geada negra, em razão do frio intenso e vento em áreas de média e elevada altitude. Essa condição proporciona a desidratação de plantas e traz prejuízos à agricultura.

Neve e chuva congelada no Vale

  • Arvorezinha
  • Boqueirão do Leão
  • Capitão
  • Ilópolis
  • Progresso
  • Putinga
  • Marques de Souza
  • Teutônia
  • Sério

Temperatura negativa no Vale

-2,2°C em Ilópolis
-2°C em Boqueirão do Leão
-1°C em Sério
-1°C em Progresso
-0,2 em Teutônia (Morro das Antenas)

Mínima no RS

-4°C em São José dos Ausentes
-3,2°C em Soledade

Mínima da Região Sul
-8,5°C em Bom Jardim da Serra (SC)
-6°C São Joaquim (SC)

Acompanhe
nossas
redes sociais