Detentas do Presídio Feminino confeccionam bioabsorventes

De LAjeado

Detentas do Presídio Feminino confeccionam bioabsorventes

Após as instruções sobre o tema, seis apenadas, que já executam atividades na oficina de costura da unidade prisional, realizaram atividade prática

Por

Atualizado quarta-feira,
28 de Julho de 2021 às 13:45

Detentas do Presídio Feminino confeccionam bioabsorventes
(Foto: Divulgação/Susepe)
Vale do Taquari

Nesta terça feira, 27, as apenadas do Presídio Estadual Feminino de Lajeado (PEFL) realizaram oficina de educação menstrual, com o objetivo de executar projeto que proporciona a fabricação de bioabsorventes. A dinâmica foi ministrada pelas idealizadoras da Herself, Raissa Kist e Victoria Castro.

Após as instruções sobre o tema, seis apenadas, que já executam atividades na oficina de costura da unidade prisional, realizaram atividade prática e produziram absorventes em material inovador e reutilizável. Elas receberam material para produção de 500 absorventes, para uso próprio e também para distribuir para o público feminino privado de liberdade da 8ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR).

Os tecidos e botões usados na oficina foram adquiridos com recurso do Poder Judiciário e disponibilizados pela empresa Herself que, através de suas idealizadoras, de forma voluntária, ministraram o curso. Na ocasião, foram entregues às apenadas polígrafos explicativos e também foram disponibilizadas para a biblioteca do Presídio edições da obra “O Livro da Menstruação”.

De acordo com a equipe da Herself, os absorventes têm uma vida útil aproximada de três anos, sendo feitos os cuidados necessários, e contribuem para absorver a menstruação de forma segura, higiênica e confortável, além de fortalecer a sustentabilidade.

A oficina foi acompanhada pela Delegada da 8ª DPR, Samantha Longo, pela coordenadora técnica da 8ª DPR, Pauline Schwartzbold, pela Diretora do PEFL, Rita de Cássia Donini, e sua equipe, pela chefe da Divisão de atenção a mulheres e grupos específicos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Ana Lívia Fontes, pelo agente federal de Execução Penal e ponto focal do Depen na Região Sul, Helder Jacoby, pelo coordenador da Educação, Cultura e Esporte do Depen, Carlos Rodrigo Dias, pela psicóloga do Departamento de Politicas Penais do SJSPS e ponto focal do Depen das Políticas Penitenciárias no RS, Débora Ferreira, pela assistente social e chefe da Divisão de Projetos Especiais e Alternativas Penais, Camila Rosa, pela assistente social e chefe Substituta da Divisão de Trabalho Prisional, Alessandra Casanova, e pela assistente social e chefe da Divisão de Educação Prisional, Ana Florence.

Acompanhe
nossas
redes sociais