Madre Bárbara se prepara para o Novo Ensino Médio

Produzido por Estúdio A

Madre Bárbara se prepara para o Novo Ensino Médio

O novo currículo inicia em 2022, voltado para a conexão entre o conhecimento, mercado de trabalho e projeto de vida.

Apresentado por

novo ensino médio

Um novo formato para o Ensino Médio inicia em 2022 no Colégio Madre Bárbara, a partir de mudança de legislação a nível de país. O Novo Ensino Médio busca aproximar os conhecimentos adquiridos pelos alunos nos últimos anos escolares através das demandas do mercado de trabalho e do mundo moderno, além de ajudar a desenvolver alunos mais independentes, autônomos e protagonistas da sua própria aprendizagem. Todo o universo educativo terá de passar por um grande processo de adaptações. Os currículos das escolas terão de ser adequados, os materiais didáticos precisarão de novos ajustes e até mesmo a formação de professores passará por mudanças.

Este novo currículo contempla 3 mil horas, distribuídas em um período de três anos, destinadas às aprendizagens essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Itinerários Formativos. Os Itinerários são a parte flexível do currículo, na qual os alunos poderão escolher diferentes trilhas de acordo com suas preferências e objetivos.

Buscando se preparar para este momento, o Madre Bárbara iniciou os estudos e discussões sobre o tema há dois anos. De acordo com a Coordenadora Pedagógica do Colégio, Justine Thomas, foram muitas leituras, participações em lives, reuniões para que a equipe criasse um projeto inovador, atrativo aos estudantes e que viesse ao encontro da missão e dos valores da Rede ICM de Educação.

Segundo ela, a instituição firmou parceria com o Sistema Poliedro, implantado no Colégio há dois anos, de forma a ofertar um cardápio de Itinerários Formativos com enfoque para a tecnologia, inovação, projeto de vida e protagonismo juvenil. “Nosso corpo docente e direção estão engajados neste grande projeto e num processo de formações para qualificar ainda mais o nosso fazer pedagógico.”

novo ensino médio

Pais e Alunos conhecem o novo currículo

Na noite do dia 08 de julho, os pais e alunos das turmas de 9ºs anos do Colégio, puderam vivenciar a realidade do Novo Ensino Médio. As famílias e estudantes foram recepcionados pela equipe que os desafiou à leitura de Qr Codes com perguntas direcionadas às salas onde aconteceram pequenos workshops, dando uma amostra desta nova modalidade.

O momento gerou expectativa para toda a comunidade escolar. Mãe de aluno, Deise Einloft conta que a família toda se animou com a perspectiva do Novo Ensino Médio e está confiante que as propostas do Madre Bárbara para os itinerários formativos vão ampliar os horizontes dos alunos. “Com certeza vão despertar neles a inquietação para as diversas áreas do conhecimento e vão auxiliar estes alunos a identificar suas afinidades para o futuro. Vem num momento importante, o ensino se renova e desta forma será possível prepará-los aos desafios constantes, e às experiências maravilhosas que estas oportunidades trarão”.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Manoela Turra, destaca a possibilidade de fazer disciplinas atuais das áreas de interesse dos alunos. “Por exemplo, a área da comunicação, nos ajudará muito a ter uma melhor oratória, dicção e escrita. Vai ser importante para o nosso futuro. Terão diversas aulas voltadas ao mercado profissional e sempre quis aprender, mas nunca soube por onde iniciar. Vai ser especial ter essa base dentro da escola, estou bem motivada”.