Estrela Multifeira terá 1º Concurso Leiteiro

Atração

Estrela Multifeira terá 1º Concurso Leiteiro

O concurso é destinado a produtores de leite de Estrela e terá a avaliação feita por uma comissão julgadora diretamente nas propriedades, com critérios de qualidade e produtividade

Por

Estrela Multifeira terá 1º Concurso Leiteiro
(Foto: Divulgação)
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O agronegócio é um dos eixos da Estrela Multifeira, que busca de forma constante inovar e agregar valor ao evento. E uma das novidades da 7ª Estrela Multifeira será o 1º Concurso Leiteiro, apresentado nesta terça-feira, 20, a parceiros e técnicos de empresas de laticínios, que serão o elo com os produtores de leite com interesse e potencial de participação. O encontro ocorreu no Salão Paroquial situado junto à Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Estrela (Cacis), onde a presidente Andreia Zwirtes Kich deu as boas-vindas e destacou o empenho da entidade na realização do evento e nas atrações diferenciadas que buscam ser oferecidas.

As inscrições podem ser feitas de 26 de julho a 13 de agosto através dos técnicos das empresas envolvidas, cuja confirmação até o momento é da Cooperativa Languiru, Cooperativa Dália Alimentos, Lactalis e Latvida. O concurso é destinado a produtores de leite de Estrela e terá a avaliação feita por uma comissão julgadora diretamente nas propriedades, com critérios de qualidade e produtividade. A divulgação dos vencedores será feita durante a Estrela Multifeira, bem como a entrega de premiação que contemplará o Trio Mais Produtivo, Vaca mais Produtiva (período total), Vaca mais Produtiva (única ordenha), Propriedade Destaque, Propriedade Destaque Geral, além de homenagens a todas as propriedades, técnicos e empresas participantes. Segundo o coordenador do concurso, o médico veterinário Nelson Souza a ação dará visibilidade à feira e aos produtores. “Será um momento de também compartilhar conhecimento, mostrar ao público como é o processo, os custos envolvidos e valorizar mais esse produto que é uma das bases da nossa alimentação e tem fator econômico muito importante”, destaca.

A novidade foi aprovada por quem atua junto ao setor leiteiro. “O concurso tem tudo para ser um sucesso e realmente valorizar o agro. Estrela é um município onde a cadeia leiteira chama a atenção, com muito investimento em tecnologia, alta produtividade e rentabilidade”, observou o gerente de fomento leite da Cooperativa Languiru, Mauro Aschebrock. O formato planejado também foi elogiado pelo zootecnista setor de gado leiteiro da Cooperativa Dália Alimentos, Yago Machado. “Viemos para conhecer a proposta e saímos surpresos positivamente, porque a iniciativa destaca o produtor e os animais dentro da sua propriedade”.

Estrela tem 290 produtores de leite e uma produção anual de 42 milhões de litros do alimento (2020). Está entre os principais do Rio Grande do Sul neste setor e uma amostra disso poderá ser conhecida na Estrela Multifeira 2021. O 1º Concurso Leiteiro reforça as demais atrações do agronegócio, que são a exposição de animais já conhecida pelo público das edições anteriores, além das empresas de produtos, tecnologia e serviços que dão suporte ao setor.

O encontro também contou a com a presença do coordenador da comissão do Agronegócio da Estrela Multifeira, Pedro Barth; dos representantes da Emater, Tiago Conrad e Martin Schmachtemberg; Kassiano André Trezzi, da Lactalis; Ricardo Landmeier, Assessor da Sicredi Ouro Branco; além de representantes da Launer Química e Lume Eventos. A Estrela Multifeira 2021 vai ocorrer nos dias 29, 30 e 31 de outubro e 5, 6 e 7 de novembro, no Porto de Estrela. Tem a parceria da Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores; e os patrocínios confirmados de Lojas Benoit, Sicredi, Charrua – Combustível para sua vida, Conpasul e Launer Química.

Comissão julgadora 

Armin Kich – Técnico em Agropecuária / Secretaria da Agricultura de Estrela

David Sulzbach – Zootecnista / Assistente Técnico Comercial Launer/Nupran

Martin Schmachtenberg – Médico Veterinário / Assistente Técnico Regional Emater Lajeado

Nelson Souza – Médico Veterinário / Responsável Nutrição Animal e Biotecnologia Launer/Nupran

Samuel Weber – Técnico em Agropecuária e Biólogo / Secretaria da Agricultura de Estrela

Tiago Conrad – Médico Veterinário / Extensionista Rural Emater Estrela

Acompanhe
nossas
redes sociais