Ponto de Inflexão

Opinião

Caroline Lima Silva

Caroline Lima Silva

Assuntos e temas do cotidiano

Ponto de Inflexão

Por

Vale do Taquari

Há um certo conceito muito interessante, cujo significado chama muita a atenção, justamente por ser compreendido a partir de vários pontos de vista. Chama-se “Ponto de Inflexão”, uma ideia oriunda do campo da matemática, mais precisamente no cálculo diferencial. Significa um ponto sobre uma curva, cuja curvatura troca de sinal, e a concavidade para cima muda para baixo. Ao mesmo tempo, essa concepção tem sentido na música, na qual a inflexão consiste na mudança de tom na voz e no canto. Ambas trazem algo em comum: um ponto estratégico como marco de uma mudança. Mas será que podemos ampliar esse conceito para o existencial aspecto de nossa vida?

Todos nós temos um ponto de inflexão na vida, que são aquelas chamadas decisões especiais, capazes de mudar o rumo do roteiro até então traçado num momento de transformação. Tal aspecto conceitual é ilustrativo, porém, muitas vezes, visto como um ponto crítico, já que provoca uma desacomodação nem sempre bem-vinda e esperada. Em algum momento do nosso ciclo vital, somos surpreendidos pela necessidade de mudança nos rumos dos acontecimentos, sendo impelidos a uma nova maneira de ver e conceber as coisas. Uma quebra de paradigmas, pronta para nos catapultar para um novo estado de consciência. E o momento mais difícil sempre é o momento de mudar, porque representa o desconhecido, o que gera medo e falta de controle.

O momento de decidir tem seu lado evolutivo, no sentido de nos proporcionar o pensamento sobre nossas escolhas, sem, simplesmente, seguirmos o fluxo das situações à deriva e inconscientes. Talvez seja bem mais do que Ortega y Gasset, maior filósofo espanhol do século XX, tenha dito: “Eu sou eu e minha circunstância”. Bem mais que isso, porque somos a energia e a força empregadas sobre as circunstâncias, a ponto de modificá-las para sempre. Não somos determinados, mas seres que precisam da mudança como parte integrante e permanente do crescimento em todas as suas dimensões, sejam elas físicas, energéticas, emocionais, sejam mentais e espirituais.

Assim, o Ponto de Inflexão é o momento decisivo no qual decidimos viver, e não apenas existir, porque, a partir dele, exercemos a responsabilidade sobre a própria vida, de uma maneira consciente, e não como um mecanismo automático. Escrevemos nossa história, seja ela como for, com a coragem de saber que viver é inflexionar o habitual.

Acompanhe
nossas
redes sociais