Lagoa da Garibaldi privatizada!

opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Lagoa da Garibaldi privatizada!

Por

Vale do Taquari
Tudo na Hora 2 - Lateral vertical - Final vertical

O governo de Encantado já incluiu a proposta de privatização o complexo da Lagoa da Garibaldi no projeto de lei do Plano Plurianual 2022-2025. O prefeito Jonas Calvi (PTB) demonstra empolgação com a proposta. Entre as inspirações do novo gestor está o mais novo empreendimento às margens do Guaíba, em Porto Alegre: o Cais Embarcadero. E a ideia deve atrair grandes players do mercado gastronômico, principalmente. A lagoa está localizada no caminho que leva ao Cristo Protetor. Ou seja, o trânsito de turistas será contínuo e bastante representativo. É mais uma ideia para monetizar o entorno da estátua e gerar renda e emprego para a região. E o debate promete ser longo!


Casa do Morro

A Casa do Morro é um dos principais cartões-postais do Vale do Taquari. Com vista ao Rio Taquari, a história edificação em Cruzeiro do Sul ainda padece de investimentos e projetos. Hoje, o prefeito João Dullius avalia duas possibilidades. De acordo com o gestor, a administração municipal propõe a instalação da Câmara de Vereadores ou de secretarias naquele nobre espaço.


Aeródromo e energia

Nesta semana, o vereador estrelense João Braun (PP) visitou Brasília. Entre os debates realizados na capital federal, a possível construção de uma nova ponte na localidade de São José, recursos para a área da educação, e, por fim, uma demanda que mexe com a logística do Vale do Taquari: a pavimentação da pista do Aeródromo Regional localizado em Estrela. No Ministério de Minas e Energia, o parlamentar foi recebido pelo lajeadense Saulo de Vargas, que é Assessor Especial do Ministro Bento Albuquerque. No encontro, debateram sobre o PL 5829, que trata sobre segurança jurídica para o setor de energia solar.


Turismo ciclístico no G-8

Os prefeitos do chamado “G-8” se reuniram na semana para tratar sobre os problemas de falta de energia elétrica no campo. Decidiram que irão se reunir outra vez em julho. Outro assunto abordado, e que também será discutido na próxima reunião com a participação de especialistas, será a infraestrutura de turismo dos municípios e rotas que possam integrar o G-8, incluindo o turismo ciclístico. O G-8 é formado pelos municípios de Boqueirão do Leão, Canudos do Vale, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Marques de Souza, Progresso, Santa Clara do Sul e Sério.


Olha o poste!

A Secretaria de Agricultura de Estrela mapeou os estragos causados pelos vendavais do último sábado. O diagnóstico aponta uma das causas da falta de energia: os postes de madeira. O Executivo sugere a substituição de todos os postes de madeira por equipamentos de concreto armado. Por outro lado, a RGE informa que investiu R$ 35,2 milhões em obras no Vale do Taquari em 2020. Entre os investimentos, destaque para a substituição de 3.681 postes de madeira por postes de concreto. Mas ainda é insuficiente.


Aterro sanitário

O governo de Lajeado não desistiu de privatizar o aterro sanitário. Em maio, os membros da comissão formada para avaliar os projetos debateram a inclusão de uma nova tecnologia de micro-ondas, que seria utilizada para a secagem dos resíduos, de modo que estes possam ser armazenados para posterior tratamento térmico por meio da pirólise. E o Secretário de Meio Ambiente, Luís Benoitt, foi até Palhoça (SC) verificar os serviços prestados pela empresa Brooks Ambiental.


Audiência

No próximo dia 22, às 14h30min, o Secretário Estadual de Logística e Transporte recebe os representantes de Arroio do Meio e Capitão. O encontro intermediado pelo ex-prefeito arroio-meense Sidnei Eckert vai tratar sobre a assinatura de convênio para a ligação asfáltica entre os municípios. A audiência ocorre no prédio do Daer, em Porto Alegre.


Diabetes

Em Encantado, os vereadores ainda avaliam um projeto de lei do legislativo que institui o “Programa de Rastreio ao diabetes nas creches e escolas públicas do município”.


Energia Elétrica

O governo de Estrela abriu um chamamento público para credenciamento de empresas interessadas na elaboração e execução de projetos para viabilizar a participação do município nos Programas de Eficiência Energética das concessionárias de energia elétrica. Os envelopes com as propostas deverão ser apresentados até o dia 14 de junho, data da sessão pública na prefeitura.