Furtos e roubos caem. Estelionato aumenta

Segurança pública

Furtos e roubos caem. Estelionato aumenta

Estado apresentou ontem os indicadores criminais de janeiro a maio. Redução aparece com mais ênfase no furto e roubo de veículos. Números regionais acompanham tendência vista no RS e autoridades destacam estratégias conjuntas no combate à criminalidade

Por

Furtos e roubos caem. Estelionato aumenta
Crimes contra o patrimônio seguem tendência de queda. Por outro lado, golpes pela internet quase dobraram (Foto: Filipe Faleiro)
Vale do Taquari

Os primeiros cinco meses do ano foram de nova redução na na maioria dos indicadores criminais, conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública. Os furtos e roubos tiveram maior percentual de queda. Já os estelionatos quase dobraram.

Conforme o responsável pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale (CRPO), coronel Douglas Soares, a região apresentou redução mais considerável do que a média estadual na maioria dos crimes.

O oficial ressalta que Lajeado é o maior parâmetro para análise da criminalidade no Vale. “É o maior município e também o com mais ocorrências. Por isso é o termômetro regional sobre criminalidade”, ressalta.

Na comparação com os cinco primeiros meses de 2020 com o mesmo período deste ano, os crimes contra a vida tiveram uma queda de 33% em Lajeado, diz o oficial. No Estado, esse percentual acumulado de janeiro a maio foi de 20%, compara Soares.

“A pandemia é um componente importante. Mas estamos falando de períodos em que a doença já está presente. Mesmo assim, mantivemos essa retração.” Na análise dele, os resultados positivos no são devido a estratégia de combate a criminalidade.

Essas medidas envolvem operações conjuntas em áreas deflagradas pelo tráfico, investigação para descobrir a autoria dos assassinatos e o cerco contra gangues de drogas. O principal dado analisado para medir a violência de uma cidade ou região são os números de homicídios.

De janeiro a maio foram 18 pessoas assassinadas em 38 municípios. Os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública foram apresentados na manhã de ontem pelo vice-governador Ranolfo Vieira Junior.

RS Seguro

Lajeado faz parte das cidades prioritárias do programa RS Seguro. Ao todo, são 23 municípios escolhidos devido aos índices de crimes contra a vida. Dentro das ações, são estabelecidas medidas específicas de enfrentamento.

A cidade ingressou na lista das mais violentas do RS a partir de 2014. Aquele ano marca a chegada de grupos criminosos da Região Metropolitana, o que interferiu sobre os homicídios, quando 33 pessoas foram assassinadas na cidade, maior número já registrado na história.

Desde então, a média de assassinatos se manteve mais alta do que o normal. A redução começou a aparecer em 2019, quando foi criado um modelo de ação pontual. A partir da integração entre órgãos de segurança, promotoria de Justiça, judiciário e integrantes dos governos municipais, se estabeleceu o mapeamento das áreas com mais incidência.

Acompanhe
nossas
redes sociais