Dia dos Namorados anima setores do comércio e dos restaurantes

12 de junho

Dia dos Namorados anima setores do comércio e dos restaurantes

Lojistas projetam aumento de até 10% nas vendas. Bares e restaurantes estão com as reservas lotadas para o jantar

Por

Dia dos Namorados anima setores do comércio e dos restaurantes
Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano. CDL Lajeado estima 10% de aumento nas vendas (Foto: Bianca Mallmann)
Vale do Taquari

Na véspera de mais uma data comemorativa, o comércio da região aposta em mais uma chance para recuperar os prejuízos provocados pelas restrições de funcionamento.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado projeta um aumento de até 10% em relação ao ano passado.

Para o presidente, Aquiles Mallmann, a data está entre as mais significativas para o setor. Tem o potencial de atrair consumidores em diferentes ramos de segmentos do comércio, seja bazares, joalheirias, calçados, flores, chocolates e outros.

Até agora, diz Mallmann, o movimento tem sido positivo. Ainda assim, a expectativa é por um movimento maior entre hoje e amanhã.

Em uma loja de perfumaria, maquiagem e produtos de beleza, a expectativa é a mesma. A gerente Joice Luiza da Silva, considera o Dia dos Namorados como a terceira data do ano que mais movimenta as vendas, logo atrás de Natal e do Dia das Mães. No estabelecimento, também é esperado mais movimento a partir de hoje.

“Como em todas as datas, o dia que antecede é sempre o que dá mais movimento. O brasileiro tem o costume de deixar tudo para os ‘45 do 2º tempo’. E o bacana é que em muitos casos vendemos dois presentes, em que o casal se presenteia”, projeta Joice.

Jantar especial

Enquanto alguns casais optam por celebrar a data com a troca de presentes, outros preferem sair para jantar. Por isso, os bares e restaurantes da região devem estar lotados na noite de amanhã, 12.

Para organizar esse serviço de acordo com as normas de ocupação máxima, os estabelecimentos trabalham com o sistema de reservas. Em muitos locais, não há mais vagas disponíveis.

Um exemplo é a pizzaria em que Gilberto Dessoy é o proprietário. As 150 reservas disponíveis para o jantar deste sábado se esgotaram em 25 minutos.

“O Dia dos Namorados sempre foi a data comemorativa mais procurada na pizzaria. Mas nunca vi as reservas se esgotarem tão rápido”, comenta Dessoy.

O cenário se repete em outros estabelecimentos. De acordo com Paulo Scholler, vice-presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Motéis, Restaurantes e Bares do Vale do Taquari (Sindavat), a maioria dos locais prepara um cardápio especial para a noite, inclusive com decoração temática nos ambientes.

Fiscalização

O vice-presidente do Sindavat explica que os proprietários de bares e restaurantes se reuniram durante a semana para reforçar a necessidade de todos os estabelecimentos cumprirem as determinações dos decretos municipais.

De acordo com Scholler, alguns dos locais irão trabalhar com recepcionista. Sabem que precisarão solicitar o uso de máscara e álcool em gel. A capacidade máxima e o distanciamento entre as mesas também deverão ser respeitados.

Para verificar o cumprimento dos protocolos nos restaurantes e bares, a fiscalização atuará durante no fim de semana. As penalidades previstas para o descumprimento das normas relacionadas ao combate à pandemia, conforme a gravidade da situação, são multa, interdição do estabelecimento e cassação da licença e alvará.

Acompanhe
nossas
redes sociais