Procura pela vacina contra a gripe é baixa em Lajeado

Imunização

Procura pela vacina contra a gripe é baixa em Lajeado

Apenas 37% das pessoas que integram os grupos prioritários buscaram imunização

Por

Procura pela vacina contra a gripe é baixa em Lajeado
Cerca de 2,9 mil crianças de até 6 anos (49%) receberam vacina contra gripe (Foto: Divulgação/Maiara Rovêa)
Lajeado

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril. Desde então, pessoas dos grupos prioritários dos idosos, crianças menores de seis anos, professores e profissionais da saúde tinham direito à vacina. Porém, quase dois meses depois do início da imunização, o índice de procura pelas unidades de saúde segue abaixo das expectativas.

Em Lajeado, por exemplo, a estimativa da Secretaria da Saúde é de que 25,2 mil pessoas integrem os grupos das duas primeiras fases. Porém, até o momento, foram aplicadas 9,3 mil doses.

Juliana Demarchi, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, explica que o baixo índice de vacinação pode ser justificado devido à vacinação contra a Covid-19. Como as duas campanhas compreendem pessoas dos mesmos grupos prioritários, é preciso respeitar o intervalo mínimo de 15 dias entre a aplicação dos dois imunizantes, o que pode ter influenciado as pessoas a darem prioridade à vacina contra o coronavírus.

“Além disso, o grupo das crianças e gestantes, por exemplo, têm o histórico de não alcançarem os índices necessários de aplicação da vacina”, comenta Juliana.Além da

imunização contra a gripe e contra a Covid-19, Juliana destaca a importância das pessoas buscarem na rede pública todas as vacinas disponíveis no calendário nacional de vacinação.

“Nesse momento em que temos altos índices de ocupação dos leitos a nível hospitalar, todas as estratégias de prevenção disponíveis precisam ser acessadas”.

Novos grupos

Começou ontem a terceira etapa da campanha. Nesta fase o público-alvo são pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, transportadores de coletivos rodoviários e de passageiros, portuários, forças de segurança, salvamento e forças armadas, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Confira no quadro ao lado os pontos de vacinação em Lajeado.

Locais e horários em Lajeado
• Centro de Saúde Centro: das 7h30 às 16h15, sem fechar ao meio-dia.
• Centro de Saúde São Cristóvão e ESFs Olarias, Jardim do Cedro, Conventos e Campestre: das 7h30 às 11h15 e das 12h30 às 16h15

Quantos já vacinaram
Crianças: 2,9 mil (49%)
Gestantes: 407 (42%)
Puérperas: 63 (40%)
Trabalhadores da saúde: 847 (30%)
Idosos: 4,5 mil (32%)
Professores: 545 (35%)

Acompanhe
nossas
redes sociais