Operação contra o crime de fauna é deflagrada em Encantado, Muçum e Doutor Ricardo

Polícia

Operação contra o crime de fauna é deflagrada em Encantado, Muçum e Doutor Ricardo

Até o momento, um homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo

Por

Atualizado quinta-feira,
10 de Junho de 2021 às 09:50

Operação contra o crime de fauna é deflagrada em Encantado, Muçum e Doutor Ricardo
(Foto: Divulgação/AI Polícia Civil)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), desencadeia na manhã desta quinta-feira, 10, operação policial para cumprir 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Encantado, Muçum e Doutor Ricardo.

Segundo a Delegada Marina Goltz, as ordens judiciais foram cumpridas nos endereços residenciais dos investigados para reforçar a autoria e materialidade dos delitos. A operação refere-se a inquérito policial que tramita na Delegacia do Meio Ambiente do Deic sobre denúncia de pesca ilegal com instrumentos irregulares e de pescados proibidos, qualificados como ameaçados de extinção no Rio Grande do Sul, como o dourado que dá nome à operação, em latim.

Foram presas cinco pessoas em flagrante em Muçum e Doutor Ricardo. A denúncia ainda aponta que os investigados realizam caça ilegal de animais silvestres com armas de fogo e intimidam a população ribeirinha para tolerarem a prática dos crimes caça e pesca ilegal.

Durante a operação, foram apreendidos redes não permitidas para pesca, arbalete, armas de pressão, silenciadores, um revólver calibre 32, carabina fuzil calibre 22, munições calibre 32, espingardas, aves silvestres sem anilhas, celulares, pescados ilegais, documentos, diversas carnes de caça de animais silvestres, petrechos para recarga, barcos com motores.

Os investigados poderão responder pelo crime previsto no art. 34 da Lei 9.605/98, com pena detenção de um ano a três anos ou multa.

Acompanhe
nossas
redes sociais