Lajeado começa a vacinar condutores habilitados nas categorias C, D e E

Covid-19

Lajeado começa a vacinar condutores habilitados nas categorias C, D e E

A vacinação ocorre até as 14h no Parque do Imigrante, em formato drive-thru e no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social

Por

Atualizado quinta-feira,
10 de Junho de 2021 às 11:06

Lajeado começa a vacinar condutores habilitados nas categorias C, D e E
Foto: Divulgação
Vale do Taquari
Tudo na Hora - Lateral vertical - Final vertical

A Prefeitura de Lajeado começa a vacinar nesta quinta-feira, 10, condutores habilitados nas categorias C, D e E. Ou seja, motoristas de ônibus e caminhoneiros. A vacinação ocorre até as 14h no Parque do Imigrante, em formato drive-thru e no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Social.

Também seguem sendo imunizados os demais grupos prioritários (pessoas nascidas até 31 de dezembro de 1966 pessoas com comorbidades, PCDs, BPCs, síndrome de Down e demais grupos para maiores de 18 anos), além de ser feita a segunda dose de Oxford.

Grávidas e puérperas com comorbidades e as sem comorbidades que integram os demais grupos prioritários elencados no Plano Nacional de Vacinação devem fazer cadastro para serem vacinadas mediante prescrição médica neste link. Assim como professores do Ensino Superior do IFSul e da Univates e profissionais de saúde de nível técnico e superior podem se inscrever no agendamento da vacina pelo link.

As categorias C, D e E:

  • O condutor que tem a categoria C em sua carteira de habilitação está autorizado a conduzir veículos que pesem mais de 3.500 kg brutos, usados em transporte de cargas. É permitido conduzir modelos como trator de esteira, trator misto e veículo motorizado especial para movimentação de cargas e de trabalho agrícola, construção, pavimentação ou terraplanagem.
  • A categoria D permite a condução de veículos que transportem mais de oito pessoas, sem contar com o motorista. Ônibus e micro-ônibus são exemplos de modelos que podem ser pilotados pelo motorista que tenha esse tipo de habilitação. Além disso, quem tem a categoria D também está autorizado a conduzir todos os outros veículos dos tipos B e C.
  • Na categoria E envolve a condução de um veículo motorizado combinado, ou seja, uma parte em que a unidade tratora esteja nas categorias B, C ou D e a outra parte, acoplada, seja um reboque, semirreboque, articulada ou trailer e tenha mais de 6.000 kg em seu peso bruto total ou mais de oito lugares.

Segunda dose da Coronavac

Não há mais doses disponíveis para vacinação com segunda dose da CoronaVac. Quem ainda precisa receber a segunda dose de Coronavac deve se cadastrar por meio do telefone 3982-1210, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Estas pessoas serão chamadas quando chegarem novas doses.