O que é o recurso de pagamento no WhatsApp?

Produzido por Estúdio A Hora

O que é o recurso de pagamento no WhatsApp?

Apresentado por

É uma forma simples e prática de enviar e receber dinheiro de pessoas usando o aplicativo do WhatsApp. A funcionalidade de pagamentos no WhatsApp permite que as transferências de dinheiro entre pessoas sejam realizadas com a mesma facilidade que hoje são enviadas mensagens e fotos.

Todos os associados podem usar?

Qualquer associado que seja portador de um cartão com a funcionalidade de débito pode utilizar a função.

Como faço para configurar uma forma de pagamento no WhatsApp?

O primeiro passo é garantir que seu aplicativo WhatsApp esteja atualizado com a versão que possui a funcionalidade de pagamentos. Se ainda não possui, verifique as atualizações do aplicativo WhatsApp, disponível em sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store).

Para enviar e receber dinheiro de amigos e familiares, você precisa configurar o Facebook Pay e cadastrar um cartão com a funcionalidade débito ativa do Sicredi.

Para adicionar uma forma de pagamento, siga os passos abaixo:

1. Abra seu aplicativo do WhatsApp;

2. Abra uma conversa com o contato para o qual você deseja enviar o dinheiro e, em seguida, toque em Anexar > Pagamento;

3. Toque em Continuar na tela do Facebook Pay e siga o passo a passo, cadastrando os seus dados pessoais.

Como faço para enviar dinheiro para um contato?

Para enviar dinheiro, é necessário que esteja com a versão do aplicativo atualizada e tenha cadastrado o seu cartão. Uma vez que esteja:

1. Escolha a pessoa na sua lista de contatos do WhatsApp e abra uma conversa com ela. Em seguida selecione a opção Anexar → Pagamento;

2. Certifique-se que está marcada a opção de pagar e informe o valor que deseja enviar. Você pode escrever uma mensagem que acompanha esse pagamento;

3. Se seu Facebook Pay já está configurado e verificado, confirme seu PIN e toque em PAGAR.

Pronto! O dinheiro foi enviado.

O contato que enviei o dinheiro ainda não tinha Facebook Pay configurado, o que faço?

Ao enviar um pagamento para um contato que já atualizou o aplicativo, mas ainda configurou seu Facebook Pay, o dinheiro ficará aguardando 2 dias para que seu contato possa fazer esta configuração. Se no prazo de 2 dias não houver o cadastro, o dinheiro irá retornar para sua conta corrente.

Os pagamentos são feitos no débito ou no crédito?

Os pagamentos dos usuários do WhatsApp são enviados e recebidos na funcionalidade débito, diretamente na sua conta corrente.

Existe algum limite para envio de dinheiro?

O valor máximo por transação é de R$ 1.000. Se você é uma pessoa física usando o aplicativo WhatsApp, haverá um limite de recebimento de 20 transações/dia e um valor máximo de recebimento de R$ 5.000/mês.

Onde posso consultar as transações feitas no WhatsApp?

As transações feitas no WhatsApp usando os cartões Sicredi estarão disponíveis no extrato da conta corrente. Também podem ser consultadas direto no aplicativo do WhatsApp acessando a opção Configurações → Pagamentos → Histórico de Pagamentos.

Existe alguma taxa ou tarifa para fazer esses pagamentos?

Não haverá cobrança extra de valores para quem utilizar os pagamentos no WhatsApp.

O pagamento por WhatsApp é seguro?

A segurança dos nossos associados é essencial, e por isso temos a garantia da equipe de desenvolvimento que o recurso foi criado tendo em mente os seguintes fatores:

● A proteção pela criptografia entre seu celular e os servidores do WhatsApp mantém as informações dos seus pagamentos seguras;

● O armazenamento avançado de dados tem diversas camadas de proteção para software e equipamentos;

● A proteção com o PIN do Facebook Pay e a biometria dos aparelhos adicionam ainda mais segurança quando você envia dinheiro;

● Para enviar dinheiro no WhatsApp, você precisa fornecer os dados corretos do seu cartão de débito e verificar seu cartão para poder usá-lo.

Diego Ricardo Dullius

Assessor de Negócios da Sicredi Ouro Branco