Kennedy x Brizola

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Kennedy x Brizola

Por

Atualizado sexta-feira,
28 de Maio de 2021 às 09:17

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Em Estrela, os vereadores Volnei Zancanaro (PSL) e Tiane Cagliari (PV) sugerem à Secretaria de Infraestrutura Urbana, Departamento de Trânsito um estudo de “viabilidade de instalação de uma rotatória, bem como da implantação de mão dupla, na Estrada Presidente Kennedy, em frente ao Atacadão”. A referida estrada é a BR-386, já rebatizada de Rodovia Governador Leonel de Moura Brizola. A mudança de nomenclatura ocorreu em 2007, por meio de um projeto de lei promovido pelo então Deputado Federal, Enio Bacci, e cuja lei foi sancionada pelo ex-presidente Lula.

A disputa entre Kennedy e Brizola nos remete ao início da obra da rodovia, entre o fim da década de 60 e início dos anos 70. Naquele período, boa parte dos recursos necessários para a construção da “Estrada da Produção” veio da “Aliança pelo Progresso”, um projeto político executado pelo governo dos Estados Unidos durante a presidência de John F. Kennedy, e cujo objetivo era “frear” o avanço do comunismo na América do Sul. Por outro lado, Bacci justificou que o então governador gaúcho foi o grande idealizador do projeto e, principalmente, do traçado escolhida.

Há 40 anos, duras críticas ao Senado

A cidade de Lajeado despede-se de um dos mais experientes advogados em atividade. Nilton Delmar Fensterseifer morreu na madrugada dessa quinta-feira, vítima de problemas cardiovasculares. “Uma boa pessoa”, resume uma amiga. “Um homem de grande personalidade”, avisa um velho amigo. Nilton venceu a covid-19 no início de 2021. E marcou presença na política. Foi duas vezes eleito vereador. Logo em seu primeiro pleito, em 15 de novembro de 1976, conquistou 712 votos. Foi o quarto mais votado. E só ficou atrás de Ciro Ferrari, Cláudio Schumacher e Darsílio Kunzler.

O advogado colecionou momentos marcantes no plenário da Câmara. Ele foi um agente público com fortes posicionamentos. Em 1981, por exemplo, o país ainda estava sob o Regime Militar e os debates giravam em torno das futuras regras da legislação eleitoral. Durante uma sessão plenária, o ex-vereador pelo PDS – então presidente da Casa – pediu que o Presidente da República João Figueiredo fechasse o Senado. Ele estava inconformado com algumas condutas e atos de corrupção espalhados em Brasília. Eram outros tempos, claro. Mas é uma história cíclica.

Schneider em Brasília

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB), cumpriu agenda em Brasília. Ele está acompanhado do Secretário de Saúde, Celso Kaplan (na foto, com o Deputado Federal Nereu Crispim). No Senado Federal, eles visitaram o Senador Luis Carlos Heinze (PP) para tratar do Porto de Estrela e ampliação e pavimentação do Aeródromo. Também estiveram nos gabinetes de Lasier Martins (Podemos) e Paulo Paim (PT). No Congresso, a dupla solicitou recursos para parlamentares. Entre as demandas, a compra de ambulância e a cobertura de uma área do Parque Princesa do Vale. Já no Ministério da Educação, o chefe do executivo tratou da construção da creche Colmeia, no bairro Boa União.

Participação popular!

A comunidade de Lajeado tem mais quatro dias para participar da elaboração do Plano Plurianual de 2022 a 2025. A campanha do governo municipal, lançada no início de maio, já recebeu mais de 90 propostas e sugestões. Um número recorde se comparado a outras campanhas semelhantes. Mas ainda é pouco para uma população superior a 80 mil pessoas. A participação popular ativa é essencial para alimentar o exercício democrático coletivo e para ampliar a autonomia de uma sociedade. E o contribuinte precisa aproveitar esta oportunidade!

O modelo para angariar as proposições dos contribuintes é de fácil acesso. E o manuseio é simples. A participação pode ser feita por meio do preenchimento de um questionário online, disponibilizado no site eletrônico da administração municipal. Em tempo, o PPA é o documento que define as prioridades da gestão para o período de quatro anos. É um dos tantos caminhos para definição das políticas públicas que serão executadas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas.

Reajuste suspenso

O governo de Teutônia decreta a suspensão do reajuste anual dos servidores, aprovado em dezembro de 2020. A mudança decorre de uma decisão do Tribunal de Contas do Estado que envolve o município de Canoas. O TCE concedeu medida cautelar de suspensão da lei canoense, que também concedeu revisão inflacionária no ano passado. Por ora, não há necessidade de devolução de valores. Mas, para os próximos meses, o salário do funcionalismo voltará aos patamares de 2020. A regra obedece à lei federal que proíbe reajuste no setor público até 31 de dezembro de 2021, em função da pandemia e dos repasses financeiros da União.

Planos para o Cristo

O prefeito de Encantado, Jonas Calvi (PTB), começa a ensaiar alguns movimentos para regrar o entorno do Cristo Protetor. Nessa semana, o gestor foi pessoalmente até a Câmara de Vereadores para entregar dois projetos de lei que impactam no futuro da cidade. São novas regras para Parcelamento de Solo e uma reformulação do Código de Edificações. Os textos originais datam de 1979 e 1991. “É um grande ensaio para avaliar o nosso Plano Diretor, que vai incluir o complexo do Cristo Protetor. É um divisor de águas”, resume Calvi.

Acompanhe
nossas
redes sociais