Sem faxineira, aulas presenciais são suspensas

Escola

Sem faxineira, aulas presenciais são suspensas

Funcionária responsável pela higienização da Escola Estadual Carlos Fett Filho é afastada com suspeita de covid-19. Outras seis instituições de ensino no Vale do Taquari não têm aulas por defasagem no quadro funcional

Por

Sem faxineira, aulas presenciais são suspensas
Após receber alunos por três dias, retorno das aulas presenciais foi frustrado no colégio estadual (Foto: Ramiro Brites)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As aulas presenciais na Escola Carlos Fett Filho estão suspensas desde ontem e retornam apenas no dia 20. A servidora responsável pela higienização foi afastada. A filha da faxineira do colégio apresentou sintomas compatíveis à covid-19. O atestado médico indica o afastamento de dez dias da profissional de limpeza.

As aulas presenciais haviam reiniciado na sexta-feira da semana passada e, agora, retornam ao formato virtual. Foi disponibilizado material para os estudantes levarem para casa e haverá acompanhamento dos professores pela plataforma Google Sala de Aula.
Em nota, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação explica o transtorno. Por recomendação da Saúde, a servidora deve estar em quarentena. Como a escola possui somente uma servente, não temos como manter as atividades presenciais sem o profissional para fazer a higienização da escola”.

A diretora, Eloisa Franz, consultou a possibilidade da equipe diretiva assumir as tarefas da faxineira em licença médica ao comunicar a situação à 3ª CRE. A iniciativa, porém, seria ilegal e configuraria desvio de função.

Pais de alunos também se prontificaram para higienizar o colégio. É o caso de Marcelo Coelho com filho matriculado no 6º ano. “Eu me disponibilizo de ir lá e faço de graça o que está faltando”, afirma.

Ele relata que as aulas remotas estão insustentáveis e não tem condições de ensinar o filho. “Desde o início das aulas remotas, é um estresse total, a gente brigando com ele para fazer os trabalhos, ele cobrando da gente para ajudar ele, porque a gente não entende nada disso”.

Para garantir o distanciamento mínimo, as turmas da Carlos Fett Filhos foram divididas em “A” e “B”. O segundo grupo, que retornaria na próxima semana, terá aulas somente a partir do dia 24 de maio.

Outras escolas sem aulas presenciais no Vale

A direção da escola já havia enviado, no fim do ano passado, a solicitação para mais uma profissional de limpeza e o pedido não foi atendido e a falta de funcionários atinge outras instituições.

A defasagem no quadro funcional, nos setores de limpeza ou alimentação, não permite a retomada das aulas presenciais em outras seis escolas da região.

Em Progresso, as escolas Afonso Mathias Ferrari e José Pretto não tem atividades presenciais por falta de profissionais. Assim como, as escolas Demétrio Berté, em Putinga, Frei Antonio, em Marques de Souza, Itaipava Ramos, em Cruzeiro do Sul e Guararapes, em Arroio do Meio.

De acordo com a titular da 3ª CRE, Cassia Benini, um processo seletivo foi aberto em fevereiro mas ninguém se inscreveu. “Sem servidores, essa contratação tem que ser feita de forma terceirizada”.

O Estado, porém, rompeu o acordo com a terceirizada por falta de pagamento aos funcionários. A contratação de uma nova empresa está em andamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais