“Não podemos ver a questão ambiental como inimiga”

ÁREA DE PRESERVAÇÃO

“Não podemos ver a questão ambiental como inimiga”

Especialista em Direito Ambiental falou sobre a necessidade de criar um debate local a respeito da redução da área de preservação ambiental do Rio Taquari

Por

“Não podemos ver a questão ambiental como inimiga”
(Foto: Divulgação/AI Univates)
Vale do Taquari

A redução da área de preservação ambiental (APP) do rio Taquari de 100 para 30 metros na área rural e 15 na urbana foi pauta de entrevista no programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quinta-feira, 13, com a professora e especialista em Direito Ambiental, Luciana Turatti.

A redução da APP é debatida entre prefeitos de Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Cruzeiro do Sul e Estrela. No entanto, conforme a especialista, é necessário criar um debate sobre o assunto. “Nós, como sociedade, falhamos com a informação ambiental”, diz. Ela acredita que a maioria dos conflitos criados estão relacionados à falta de informação.

“Penso que essa demanda não é de fácil resolução porque quando estamos tratando dessa temática, estamos falando de floresta e essa temática é da União, qualquer alteração deve passar por revisão do Código Florestal”, comenta.

Luciana acredita que a redução da APP deveria de ser debatida pelos comitês de bacias hidrográficas. “Nós nos encontramos em um bioma diferenciado, de mata atlântica. Mais do que nos preocupar com o que está no Código Florestal, o manejo sustentável defendido pelos prefeitos é possível sem a redução das medidas”, observa.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais